World Trail Races nas montanhas de Minas Gerais

FOTO: Felipe Almeida

Neste fim de semana, 12 e 13 de abril, a World Trail Races desembarca na região metropolitana de Belo Horizonte para a WTR Nova Lima, que reunirá os amantes dos esportes outdoor no segundo evento da temporada. A etapa mineira do calendário veio para ficar e superou em 47% o número de inscritos em relação ao ano passado, e contará com aproximadamente mil atletas de Trail Run e Mountain Bike de todo o país.

Para testar os limites dos participantes, a prova terá um percurso desafiador que exigirá superação, preparação e força no pedal para encarar as montanhas e trilhas da região com subidas e single tracks técnicos. As provas passarão também pelo Parque Estadual da Serra do Rola Moça, o terceiro maior parque em área urbana do Brasil, localizado entre Belo Horizonte, Nova Lima, Brumadinho e Ibirité.

“Nova Lima é uma referência nacional em esportes radicais e da natureza e recebe, todos os anos, competições e eventos de diversos portes. Para nós, são acontecimentos muito importantes, porque só reforçam nossa vocação para esse tipo de prática. Nossa estrutura de trilhas é um dos grandes atrativos da cidade e nós temos investido, cada vez mais, para que toda essa riqueza seja conhecida e reconhecida em todo o Brasil e também internacionalmente”, afirma o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez Pereira.

“Sermos novamente anfitriões de uma das etapas da WTR é mais uma oportunidade de atrair os amantes destas modalidades e também turistas, promover a diversificação esportiva e, claro, movimentar nossa economia, especialmente com a oportunidade de geração de renda para a população”, completa.

Trail Run, MTB e Duathlon

No sábado acontecem as provas de Trail Run em três percursos: Short 9km, Mid 19km e Long 28km. Já no domingo é a vez do Mountain Bike com duas opções de distância: MTB Light 28k e MTB Pro 53km. A etapa tem pontuação de 7,5 mil no Ranking WTR, cuja premiação acontece no final do ano.

Será a primeira da temporada 2025 com a modalidade Duathlon, no qual os atletas competem nos dois dias e pontuam tanto para o ranking de Trail Run como para o de Mountain Bike, em duas configurações Short&Pro ou Mid&Light.

Projeto Trilhas para Todos

Lançado como uma proposta inédita de ecoturismo inclusivo, tem como objetivo levar pessoas com deficiência às trilhas e belezas naturais da região por meio de equipamentos adaptados, como cadeiras Julietti, hand bikes e triciclos acessíveis. Idealizado pelo Projeto Trilhas, em parceria com o MTB BH e o espaço C.A.S.A. (Centro de Arte Suspensa e Armatrux), com apoio da Vale.

“Queremos incentivar a autonomia desse público, garantindo que participem de forma plena e segura das atividades propostas”, afirma Patrícia Manata, uma das coordenadoras do projeto. “Seguindo o lema do Projeto Trilhas, ‘só preserva quem conhece’, entendemos que a inclusão é parte essencial da conservação”, reforça Fred Lanna, cofundador da iniciativa. O projeto se conecta, de forma complementar, ao Circuito Vale de Trilhas — do Projeto Trilhas, também com a Vale, voltada à preservação de mais de 680 km de trilhas nas regiões de Nova Lima, Itabirito, Rio Acima e Brumadinho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *