A cidade de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, vai sediar a 2ª Etapa do Circuito Brasileiro de Cable (CBC) – reunindo atletas de wakeboard de todo Brasil, puxados por um sistema de cabos (cable) tracionados por motor elétrico e em uma pista repleta de obstáculos. A etapa acontece no dia 5 de abril, na Chácara Paraíso do Sol, localizada a 15 minutos do Parque Barigui, com início às 8h.
Este ano o Circuito retorna ao sul do Brasil e traz uma novidade: além da transmissão ao vivo pelo YouTube, o campeonato vai contar com o recurso do VAR, ou seja, os juízes poderão conferir as manobras através dos vídeos produzidos na live do campeonato.
As inscrições estão abertas, podem ser feitas pelo site e encerram no dia 2 de abril. O evento contará com sete categorias: iniciante masculino, iniciante feminino, intermediário masculino, intermediário feminino, avançado, master (+35) e profissional.
A Chácara Paraíso do Sol recebe em média 200 praticantes por mês que buscam conhecer ou se aperfeiçoar no esporte. O lago da Chácara possui 200 metros de comprimento, rampas com sistema 2 torres e bilevel, diferencial do espaço como uma pista oficial para a realização de campeonatos.
Cable Wakeboard
O wakeboard em cable park é um esporte aquático, no qual o praticante usa uma prancha e é puxado por um sistema de cabos que ficam presos a uma torre e tracionado por um motor elétrico, percorrendo um circuito repleto de obstáculos.
O esporte foi inventado nos Estados Unidos utilizando-se inicialmente uma prancha de surf, puxada por um barco. Logo houve a adaptação para as torres com cabos.
Cada categoria do campeonato possui regras específicas de manobras. Na categoria Iniciante, por exemplo, são permitidas apenas manobras com grabs e rotações até 180º, enquanto na categoria Profissional, os atletas devem demonstrar o máximo de habilidade, sem restrições. O sistema de notas avaliará manobras em três elementos-chave do circuito: kicker (rampa), slider (obstáculo) e air trick (manobra sem obstáculo, só utilizando a tensão do cabo).
“O participante precisa usar os obstáculos para construir sua performance. A manobra que ele vai realizar em cada obstáculo depende da estratégia dele. Cada categoria tem uma regra sobre as manobras, e os juízes estarão atentos a cada detalhe”, explica Sandro Brichta, instrutor de wakboard na Chácara Paraíso do Sol e que também atuará como operador do cabo na 2ª etapa do CBC.
VAR
Os três melhores colocados de cada categoria serão premiados. A competição contará com um sistema avançado de filmagem, incluindo drones que seguirão as manobras dos atletas.
Os juízes poderão rever as imagens na cabine antes de atribuir as notas, garantindo mais precisão nas avaliações. Cada categoria contará com três juízes, sendo um de cada região do Brasil para garantir um julgamento equilibrado. “Cada região do Brasil tem suas particularidades. Alguns atletas são melhores em rampas, outros em obstáculos. Equilibrar os juízes ajuda a trazer mais isonomia”, destaca Luiz Rodrigues, presidente da Associação Brasileira de WakePark (ABWP) e organizador do CBC.
Esta será a primeira etapa presencial do ano e a expectativa é de grande adesão. “Esperamos cerca de 50 atletas competindo na Chácara Paraíso do Sol. O circuito da Chácara é um dos mais completos do Sul do Brasil e uma das melhores estruturas do país”, enfatiza Luiz.
Ele também explica que o circuito, iniciado em 2020, foi criado a partir da união de proprietários de cable parks, inicialmente como uma iniciativa independente para promover o esporte. Hoje, já está em fase avançada de estruturação de uma associação própria, a ABWP (Associação Brasileira de Wake Park).
Esta é a segunda etapa do campeonato. A primeira foi realizada de forma online, na qual os atletas enviaram vídeos de suas manobras para avaliação. No total, estão previstas para 2025 cinco etapas presenciais e uma online (já realizada em fevereiro).
Lazer na Chácara Paraíso do Sol
Além de sediar o evento, a Chácara Paraíso do Sol se destaca como um dos principais complexos de lazer da grande Curitiba. Sediada em Campo Largo, a 13 minutos de carro do Parque Barigui, em Curitiba, o local conta com uma praia de água doce aquecida, quadras de areia para beach tennis, vôlei e futebol, circuito de floats na água, bar 360º, restaurante com buffet de petiscos e um restaurante com buffet completo para o almoço.
Além disso, oferece uma pousada com quartos de altíssima qualidade. Os visitantes podem optar por se hospedar na pousada ou aproveitar o local no sistema de day use. “Queremos que as pessoas tenham uma experiência completa, seja praticando esportes, relaxando ou desfrutando da nossa estrutura. A Chácara Paraíso do Sol é um destino de lazer para toda a família”, destaca Vera Abage, proprietária da Chácara.
SERVIÇO
2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Cable (CBC)
Data: 5 de abril de 2025, das 8h às 17h
Local: Chácara Paraíso do Sol – Estrada do Galarda, 818-1702 , Jardim Santa Nely / Campo Largo (PR).
Informações e inscrições do Campeonato: pelo site ou com Sandro: (41) 99156-1995