A bola volta a rolar no Brasil neste segundo fim de semana de 2025 para os Campeonatos Estaduais. Há muito criticado por parte da imprensa, os torneios estaduais foram reduzidos pela CBF, mas tem quem queira o fim destas competições, deficitárias em sua maioria.
Com exceção do Campeonato Paulista, praticamente todos os Estaduais são deficitários. Muito por isso, os clubes das Séries A e B colocam seus times Sub-20 e aspirantes no início.
Com maior poder de voto na CBF, as Federações ainda sustentam estas competições, mesmo deficitárias e com interesse dos clubes e do torcedor cada vez menor. Além disso, apenas as rivalidades estaduais justificariam estes torneios no calendário do futebol brasileiro.
Uma saída para acabar com os Estaduais e dar uma “folga” aos clubes no calendário, seria criar uma SÉRIE E (e até F, se for o caso) do Campeonato Brasileiro, de forma estualizada. Desta forma, os clubes pequenos que praticamente só disputam campeonatos estaduais, poderiam ter um calendário até maior no ano.
Além disso, a CBF poderia criar, também, uma pré-Copa do Brasil regionalizada para dar chance a estes clubes pequenos de disputarem o valorizado e rico torneio nacional.