Etapa final da Copa Sul-Americana de Escalada IFSC

FOTO: Dimitris Tosidis | IFSC

Entre os dias 14 e 20 de dezembro, Curitiba será palco da etapa final da Copa Sul-Americana de Escalada 2024. A etapa que será realizada mais uma vez no Centro de Treinamento Olímpico de Escalada Esportiva, localizado no Parque Olímpico do Cajuru, reunirá os melhores atletas da América do Sul disputando nas modalidades Boulder, Guiada e Velocidade.

Este será o último evento internacional do ano para o Time Brasil de Escalada, encerrando uma temporada marcada por grandes resultados.

Mais de 90 atletas competirão em Curitiba. Para esta etapa, o Time Brasil contará com 13 homens e 8 mulheres.

Nas modalidades Boulder e Guiada, os destaques masculinos incluem Rodrigo Hanada, atual Campeão Brasileiro de Boulder e Guiada, e vice-campeão na etapa da Copa Sul-Americana em Mar del Plata; Felipe Ho, Samuel Silva, Davi Peres, Renan Denardo, Pedro Namba, Luís Guilherme Ziolkowski e Eduardo Calixto completam o time de atletas competindo nas duas modalidades.

Gabriel Papp competirá exclusivamente no Boulder e a Guiada terá a participação de Felipe Camargo, retornando às competições após quase 10 anos sem disputar um evento oficial pelo Brasil.

Reconhecido internacionalmente por suas conquistas na rocha, Felipe também é dono de um dos melhores resultados do Brasil na Guiada em eventos internacionais, tendo avançado para a semifinal da Copa do Mundo de Purrs em 2008, terminando na 20ª colocação.

No feminino, os destaques nas modalidades Boulder e Guiada serão Anja Köhler (SC), atual Campeã Brasileira de Boulder e Guiada, e Top 7 no último Campeonato Pan-Americano em Santiago, Chile; Mariana Hanggi, terceira colocada na etapa da Copa Sul-Americana em Mar del Plata; Laura Timo, Camila Flores e Ana Carolina Gumurski. Bianca Castro competirá exclusivamente na Guiada e Deborah Albuquerque, apenas no Boulder.

Na Velocidade, o Brasil será representado por três atletas, incluindo Pedro Egg, recordista e atual Campeão Brasileiro, Caio Felipe Egg e Gabriel Bontorin.

Entre os atletas internacionais, estarão presentes nomes como Valentina Aguado (ARG), campeã Pan-Americana na Guiada, Marian Kiara (ARG), campeã da etapa da Copa Sul-Americana em Mar del Plata, Joaquin Urrutia (CHI), medalha de prata na guiada no Campeonato Pan-Americano, Christian Wagner (CHI), medalha de bronze em Mar del Plata e Diego Lequerica (PER), medalha de bronze no boulder no Campeonato Pan-Americano.

Como acompanhar

As disputas começam na manhã do próximo sábado (horário de Brasília), com as qualificatórias da Guiada Feminino e Masculino. Seguindo o formato dos eventos da IFSC, apenas as finais serão transmitidas, enquanto as qualificatórias e semifinais não terão cobertura ao vivo. No entanto, os resultados das qualificatórias e semifinais poderão ser acompanhados em tempo real pelo Result Service da IFSC. A transmissão das finais será exclusiva do Canal Olímpico do Brasil.

A modalidade Boulder

O Boulder é uma das três modalidades da escalada esportiva presente nos Jogos Olímpicos, fazendo parte da prova combinada Boulder & Guiada. É realizada em muros de no máximo 5 metros de altura, sem cordas, com um colchão na base para proteger eventuais quedas.

No boulder, são definidos de 4 a 5 desafios, a depender da fase. Os atletas têm entre quatro e cinco minutos para completar cada desafio. Ganha quem completar mais desafios em menos tentativas.

A modalidade Guiada

A escalada guiada é uma das três modalidades da escalada esportiva presente nos Jogos Olímpicos, fazendo parte da prova combinada Boulder & Guiada. É realizada em muros com até 15 metros de altura e os atletas utilizam uma corda para proteção. O objetivo é chegar o mais alto possível, superando os desafios que as rotas/vias montadas por especialistas oferecem.

Cada atleta conta com apenas uma tentativa na via, com o tempo máximo de 6 minutos. Ao escalar, deve passar a corda, em sequência, nas proteções fixadas na parede. O atleta que chegar mais alto na via ganha a competição. O score de Top, para quando o atleta passa a corda na última proteção da via, é o mais alto. Em casos de empates, o tempo pode ser usado para definir o vencedor.

O principal desafio da modalidade é a resistência, pois são escaladas longas e difíceis.

A modalidade Velocidade

Atualmente, a prova mais rápida dos Jogos Olímpicos, com tempos de corrida abaixo dos 5s, a modalidade ganhou grande destaque em Paris, com uma disputa própria por medalhas.

As provas da modalidade velocidade ocorrem em uma parede padrão, com 15 metros de altura e 5º de inclinação negativa. Os atletas competem em 2 fases: uma qualificatória onde o objetivo é marcar o melhor tempo possível, e uma fase final em modelo eliminatório, com 2 atletas correndo lado a lado. O atleta que chegar ao topo primeiro ganha.

A CBEscalada

A CBEscalada foi criada em 2014, sob o nome de Associação Brasileira de Escalada Esportiva. Em 2024, ao completar 10 anos, passou a se chamar oficialmente Confederação Brasileira de Escalada Esportiva, consolidando seu status de entidade máxima da Escalada Esportiva de competição no Brasil, com reconhecimento do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e filiação à Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC – International Federation of Sport Climbing).

A Confederação é a responsável pela manutenção do Ranking Brasileiro de Escalada Esportiva, em colaboração com ginásios, clubes e outras entidades envolvidas no desenvolvimento e promoção da escalada esportiva de competição.

A CBEscalada realiza regularmente os Campeonatos Brasileiros nas modalidades Boulder, Guiada e Velocidade, e convoca anualmente a Seleção Brasileira de Escalada Esportiva, que conta com o patrocínio da Galápagos Outdoor para representar o país em eventos internacionais.

 

CRONOGRAMA

 

Sábado, 14 de dezembro

09h00 – Qualificatórias Guiada – Feminino e Masculino

 

Domingo, 15 de dezembro

09h00 – Semifinal Guiada – Feminino e Masculino

18h00 – Final Guiada – Feminino

19h00 – Final Guiada – Masculino

 

Segunda-feira, 16 de dezembro

10h30 – Qualificatórias Velocidade – Feminino

11h45 – Qualificatórias Velocidade – Masculino

17h00 – Final Velocidade – Feminino e Masculino

 

Terça-feira, 17 de dezembro

09h00 – Qualificatórias Boulder – Masculino

16h00 – Qualificatórias Boulder – Feminino

 

Quarta-feira, 18 de dezembro

10h00 – Semifinal Boulder – Masculino

17h00 – Final Boulder – Masculino

 

Quinta-feira, 19 de dezembro

10h00 – Semifinal Boulder – Feminino

17h00 – Final Boulder – Feminino

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *