De 19 a 24 deste mês, Santiago, no Chile, sediará o Campeonato Pan-Americano de Escalada IFSC, promovido pela Federação de Andinismo do Chile (FEACH). O evento, tradicionalmente realizado a cada dois anos, marca a retomada do calendário continental, com as Copas Sul-Americanas e agora o Pan-Americano, que retorna após a última edição em Ibarra, em 2021. A competição reunirá atletas de vários países do continente americano, que irão competir nas modalidades Boulder, Guiada e Velocidade.
Este será o primeiro dos três últimos eventos internacionais em que o Time Brasil de Escalada participará nos próximos 30 dias, dando início à reta final da temporada de competições internacionais de 2024.
Neste Campeonato, o Brasil será representado por 13 atletas. Nas modalidades Boulder e Guiada, competirão no masculino: Rodrigo Hanada (SP), Felipe Ho (SP), Samuel Silva (SP), Davi Peres (MG), Renan Denardo (SP), e no feminino: Mariana Hanggi (PR), Laura Timo (MG) e Anja Köhler (SC), com Bianca Castro (RJ) competindo apenas na Guiada. Já na modalidade Velocidade, o Brasil será representado por quatro atletas: Pedro Egg (PR), recordista e atual Campeão Brasileiro, Caio Felipe Egg (PR), Gabriel Bontorin e Júlia Brandão (SP).
Entre os atletas confirmados, Bianca Castro, de 35 anos, é a mais experiente da equipe, com participações em edições anteriores do evento. Felipe Ho, Samuel Silva e Rodrigo Hanada também participaram na última edição do Campeonato, realizada em 2021. Para os demais atletas da equipe, esta será a primeira vez nos jogos e, para alguns, a estreia em competições internacionais.
A equipe será acompanhada em Santiago pelos técnicos da Confederação Brasileira de Escalada Esportiva, Neudson Aquino e André Berezoski, além do fisioterapeuta Renato Rozenblit.
Como acompanhar
As disputas têm início (no horário de Brasília) na manhã da próxima quarta-feira, com as qualificatórias da Guiada Masculino. Seguindo o padrão dos eventos IFSC, apenas as fases semifinal e final serão transmitidas, enquanto as qualificatórias não terão transmissão. No entanto, será possível acompanhar os resultados das qualificatórias em tempo real pelo Result Service IFSC. Ainda não há informações sobre os canais de transmissão para as fases finais.
Modalidade Boulder
O Boulder é uma das três modalidades da escalada esportiva presente nos Jogos Olímpicos, fazendo parte da prova combinada Boulder & Guiada. É realizada em muros de no máximo 5 metros de altura, sem cordas, com um colchão na base para proteger eventuais quedas.
No boulder, são definidos de 4 a 5 desafios, a depender da fase. Os atletas têm entre quatro e cinco minutos para completar cada desafio. Ganha quem completar mais desafios em menos tentativas.
Modalidade Guiada
A escalada guiada é uma das três modalidades da escalada esportiva presente nos Jogos Olímpicos, fazendo parte da prova combinada Boulder & Guiada. É realizada em muros com até 15 metros de altura e os atletas utilizam uma corda para proteção. O objetivo é chegar o mais alto possível, superando os desafios que as rotas/vias montadas por especialistas oferecem.
Cada atleta conta com apenas uma tentativa na via, com o tempo máximo de 6 minutos. Ao escalar, deve passar a corda, em sequência, nas proteções fixadas na parede. O atleta que chegar mais alto na via ganha a competição. O score de Top, para quando o atleta passa a corda na última proteção da via, é o mais alto. Em casos de empates, o tempo pode ser usado para definir o vencedor.
O principal desafio da modalidade é a resistência, pois são escaladas longas e difíceis.
Modalidade Velocidade
Atualmente, a prova mais rápida dos Jogos Olímpicos, com tempos de corrida abaixo dos 5s, a modalidade ganhou grande destaque em Paris, com uma disputa própria por medalhas.
As provas da modalidade velocidade ocorrem em uma parede padrão, com 15 metros de altura e 5º de inclinação negativa. Os atletas competem em 2 fases: uma qualificatória onde o objetivo é marcar o melhor tempo possível, e uma fase final em modelo eliminatório, com 2 atletas correndo lado a lado. O atleta que chegar ao topo primeiro ganha.
CBEscalada
A CBEscalada foi criada em 2014, sob o nome de Associação Brasileira de Escalada Esportiva. Em 2024, ao completar 10 anos, passou a se chamar oficialmente Confederação Brasileira de Escalada Esportiva, consolidando seu status de entidade máxima da Escalada Esportiva de competição no Brasil, com reconhecimento do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e filiação à Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC – International Federation of Sport Climbing).
A Confederação é a responsável pela manutenção do Ranking Brasileiro de Escalada Esportiva, em colaboração com ginásios, clubes e outras entidades envolvidas no desenvolvimento e promoção da escalada esportiva de competição.
A CBEscalada realiza regularmente os Campeonatos Brasileiros nas modalidades Boulder, Guiada e Velocidade, e convoca anualmente a Seleção Brasileira de Escalada Esportiva, que conta com o patrocínio da Galápagos Outdoor para representar o país em eventos internacionais.
CRONOGRAMA
Quarta-feira, 20 de novembro
09h00 – Qualificatórias Guiada – Masculino
16h30 – Qualificatórias Boulder – Feminino
Quinta-feira, 21 de novembro
09h00 – Qualificatórias Guiada – Feminino
15h30 – Qualificatórias Boulder – Masculino
Sexta-feira, 22 de novembro
09h30 – Semifinal Boulder – Feminino
15h30 – Qualificatórias Velocidade – Feminino e Masculino
18h30 – Semifinais Guiada – Feminino e Masculino
Sábado, 23 de novembro
09h30 – Semifinal Boulder – Masculina
15h00 – Finais Velocidade – Feminino e Masculino
18h30 – Final Guiada – Masculino
19h40 – Final Guiada – Feminino
Domingo, 24 de novembro
09h30 – Final Boulder – Feminino
18h30 – Final Boulder – Masculino