Recentemente, o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC firmou uma parceria inédita com a Confederação Brasileira de Squash – CBS. Essa aliança marca a inclusão do Squash no Programa de Formação de Atletas do CBC, trazendo benefícios significativos para o desenvolvimento da modalidade, ao possibilitar o acesso a recursos e estrutura para o impulsionamento do esporte em todo o país.
Em um primeiro momento, Clubes, Associações e Institutos que são Vinculados ou Filiados ao CBC poderão ter acesso à aquisição de materiais e equipamentos esportivos de Squash, assim como contratar profissionais para as equipes técnicas e multidisciplinares que atuam neste esporte, por meio dos Eixos MEE e RH do programa, já para o ano de 2025.
O Presidente do CBC, Paulo Maciel, destacou a importância dessa nova parceria: “A união com o CBC representa um avanço essencial para o Squash no Brasil. Com esse apoio, temos condições de dar o próximo passo na estruturação do esporte, levando o Squash a mais clubes e incentivando a participação de jovens atletas. Essa parceria é uma oportunidade única para consolidar nossa base esportiva e tornar o Squash cada vez mais acessível e forte no cenário nacional.”
Para o CEO da CBS, Renato Gallego, essa parceria é uma conquista de grande valor para a comunidade do Squash no Brasil. “A parceria com o CBC, para a Confederação Brasileira de Squash, significa poder expandir, abrir novos caminhos e fortalecer o Squash, dentro dos Clubes. O trabalho de formação e desenvolvimento de atletas é essencial para a renovação e potencialização do esporte, em todas as camadas! Com a nossa modalidade sendo olímpica, realmente estamos muito animados com a nova parceria!” afirmou Gallego.
Nos próximos meses, o CBC e a CBS devem dar início ao processo de adesão de novos Clubes interessados, estabelecendo condições para futuros Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI® de Squash, com o objetivo de ampliar a visibilidade do esporte e fomentar competições de alto nível.
Para isso, pelas regras atuais, a condição é que no mínimo 10 (dez) Clubes estejam integrados ao CBC como Vinculados ou Filiados, o que culminará com a assinatura do primeiro Plano de Trabalho entre as entidades para apoiamento às competições. Em breve, mais detalhes serão divulgados, destacando as iniciativas conjuntas para o desenvolvimento do Squash no Brasil!