Nos próximos dias, as areias da Praia de Iracema, em Fortaleza (CE), serão o centro do Beach Tennis no Brasil. De 30 de outubro a 2 de novembro, a capital cearense receberá a Copa das Federações da modalidade, com a presença de mais de 1.500 atletas de todo o país buscando o título de campeão geral.
Organizada pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) junto à Federação Cearense de Tênis e Beach Tennis (FCTBT), a copa retorna à cidade com novidades. Após o sucesso de 2023, o evento terá a presença de grandes nomes do esporte, como a paranaense Vitória Marchezini, atual número 3 do ranking ITF e 25 títulos, sendo quadro Sand Series. Quem também estará nas quadras é o paulista Daniel Mola (#8), recém convocado para disputar a Copa do Mundo pelo Time Brasil BRB e com 11 troféus na carreira.
A Copa possui oito categorias: Profissional; Amador A; Amador B; Amador C; Sub-14; Sub-18; +40 e +50. Com até uma equipe por categoria, os estados se enfrentam no formato eliminatório, com partidas pelas duplas femininas, masculinas e mistas. Vence o duelo quem conquistar duas vitórias.
O título de campeão geral é conquistado pela federação que apresentar melhor desempenho em todas as categorias, somando mais pontos. Até hoje, a Federação Gaúcha é a maior vencedora do evento, com três títulos (2016, 2018 e 2019). Na sequência, estão as Federações Paulista (2017 e 2021) e Paranaense (2022 e 2023), com dois títulos cada. No ano da estreia, a competição não teve campeão geral e, em 2020, não houve disputa por conta da pandemia do Coronavírus.