O que já chegou a ser um dos eventos mais importantes do Estado, de parar a cidade, como se diz, hoje passa despercebido pela população natalense.
Os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, que chegaram a sua 52ª edição este ano, recebiam cadernos especiais nos jornais da cidade e cobertura intensa das emissoras de TV.
A fase final da 52ª edição dos Jern’s, que começou esta semana, segue até o dia 31 de outubro, com 7 mil atletas de pouco mais de mil escolas, públicas e privadas de todo o estado, em 23 modalidades e três categorias: mirim, infantil e juvenil. As disputas ocorrem em 20 praças esportivas de Natal.
Apesar dos números continuarem mostrando a grandiosidade do evento, não se vê mais cobertura da imprensa, como antes, nem muito menos iniciativas do estado para promover e divulgar os jogos.
O que está acontecendo? Desinteresse das escolas? A sempre falta de incentivo do Poder Público? Ou as duas coisas juntas. Por enquanto, em que pese algumas reclamações de treinadores, não se vê ainda o desinteresse dos estudantes-atletas, vide o grande número de participantes. Ainda bem!
Até quando o esporte, maior conector social, que promove a saúde, a disciplina, a educação e o bem-estar, só pra ficar nestes benefícios, vai ficar em segundo plano no combalido Rio Grande do Norte?
Com a palavra os gestores públicos e políticos.
PS.: A solenidade de abertura foi realizada na tarde da terça-feira, 8 de outubro, no Papódromo, local abençoado pelo Papa João Paulo II, em 1992, localizado dentro do Centro Administrativo de Natal.
Mais informações: GE