Quem viu Garrincha, Pelé, Zico, Ronaldo, Ronaldinho, Romário… não pode se conformar com a Seleção Brasileira desta terceira década do Século 21.
Não precisa ser especialista em futebol para notar que a Seleção Brasileira convocada por Dorival Júnior é uma das mais fracas tecnicamente da história.
O treinador vai ter muito trabalho, inclusive, para classificar esse time para a Copa do Mundo FIFA de 2026. E essa pobreza, com ausência quase que absoluta de craques, não é só no papel.
Dentro de campo, o time canarinho vem decepcionando a cada jogo e afastando o torcedor cada vez mais. O negócio é começar a apelar para os deuses do futebol, para que façam o time pegar “conjunto”, como se diz no linguajar do futebol, para tentar ser competitivo.
Convocação
A Seleção foi convocada pelo treinador Dorival Jr. na tarde desta sexta-feira (27), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, para os jogos contra Chile e Peru, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Os 23 atletas chamados representarão a Amarelinha no dia 10 de outubro, diante dos chilenos, no Nacional de Santiago, em Santiago, e no dia 15, contra os peruanos, no Mané Garrincha, em Brasília.
A apresentação dos jogadores e da comissão técnica está marcada para o dia 7 de outubro, em São Paulo (SP). A delegação será chefiada por Yuri Romão, presidente do Sport.
O Brasil ocupa a quinta posição da tabela de classificação para o Mundial, com dez pontos. O Chile é o nono colocado, com cinco pontos, seguido do Peru, em décimo lugar, com três pontos.
Veja os convocados:
GOLEIROS
Alisson – Liverpool
Bento – Al-Nassr
Ederson – Manchester City
LATERAIS
Danilo – Juventus
Vanderson- Monaco
Guilherme Arana – Atlético-MG
Abner – Lyon
ZAGUEIROS
Bremer- Juventus
Éder Militão – Real Madrid
Gabriel Magalhães – Arsenal
Marquinhos – Paris Saint-Germain
MEIO-CAMPISTAS
André – Fluminense
Bruno Guimarães – Newcastle
Gerson – Flamengo
Lucas Paquetá – West Ham
Rodrygo – Real Madrid
ATACANTES
Endrick – Real Madrid
Raphinha – Barcelona
Luiz Henrique – Botafogo
Igor Jesus – Botafogo
Savinho – Manchester City
Vinicius Júnior – Real Madrid
Gabriel Martinelli – Arsenal