A Seleção Brasileira Juvenil de Escalada Esportiva já está na China para participar do Campeonato Mundial Juvenil de Escalada, que será realizado na cidade de Guiyang. O evento, que contará com a presença de centenas de atletas de diversos países, terá início na quinta-feira, 22 de agosto (dia 21 no horário de Brasília), e seguirá até o dia 31.
Organizado anualmente pela Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), o Campeonato Mundial Juvenil é o evento com o maior número de atletas participantes organizado pela entidade, incluindo competições nas modalidades Boulder, Guiada e Velocidade, e abrangendo três categorias etárias: Sub-16, Sub-18 e Sub-20.
Neste Mundial, o Brasil contará com a participação de 8 atletas, em todas as três categorias etárias. André Macedo (SP) e Mariana Hanggi (PR) na categoria Sub-20; Laura Timo (MG), Luis Guilherme Ziolkowski (PR), Gabriel Papp (SP) e Emmanuel Gallina (DF) na categoria Sub-18; e Giulia Solera (GO) e Raul de Morais (PR) na categoria Sub-16. Todos os atletas irão participar das modalidades Boulder e Guiada.
Mariana Hanggi, de 17 anos, é a veterana do grupo, com 3 participações no evento (2021, 2022 e 2023). A atleta que já conquistou títulos importantes a nível Sul-Americano em 2022 (Campeonato Sul Americano Juvenil e Jogos Sul Americanos da Juventude), fará sua última participação no Campeonato Mundial Juvenil e espera obter nesta edição seu melhor resultado: “Nos últimos dois mundiais fiquei bem perto de uma vaga na semifinal, terminando em 28º. Quero este ano ganhar mais algumas posições, avançar de fase e quem sabe brigar por uma vaga na final”.
Giulia Solera e Raul de Morais são os mais jovens do time, estreando em eventos internacionais. Giulia, de 14 anos, tem dupla nacionalidade e mora em Chicago, nos EUA. Nos eventos nacionais ela escolheu representar o estado de Goiás, terra natal da sua família brasileira. Já Raul, com apenas 13 anos, é o mais jovem do time e se sente realizando um sonho de infância: “Quando eu era mais novo sempre sonhei em vestir a camisa da Seleção Brasileira e disputar um Mundial. Hoje eu estou aqui na China e quero dar o meu melhor.”
Outro destaque do time é o atleta de Brasília, Emmanuel Gallina, que também disputará seu primeiro Campeonato Mundial Juvenil. O atleta entrou pela primeira vez para a Seleção Brasileira em 2024, depois de bons resultados nacionais. Ele chega na China motivado depois de conquistar o título brasileiro juvenil no último Campeonato Brasileiro, disputado em julho: “Fiquei muito feliz de ser o campeão brasileiro juvenil de Boulder este ano. Eu treinei muito pra isso e essa vitória me motivou ainda mais para buscar um bom resultado no Mundial.”
O time será acompanhado em Guiyang pela equipe técnica da CBEscalada (Confederação Brasileira de Escalada Esportiva), o Chefe de Delegação Danilo Caruso, os técnicos André Berezoski e Glauce Ibraim, além da fisioterapeuta Marcela Fiuza.