Alison dos Santos, principal esperança de medalha para o Brasil no atletismo, tem a altura ao seu favor para subir ao pódio em Paris 2024. Seus 1,98m podem fazer a diferença nos 400m com barreiras contra os 1,90m do americano Rai Benjamin, e os 1,88m de norueguês Karsten Warholm, foi o que descobriu estudo do Action Network, site parceiro do Torcedores.
Motivado pela popular teoria de que pessoas mais altas, devido às pernas mais longas, são mais rápidas, foram coletadas a altura e o tempo em segundos de todos os corredores olímpicos de 2000 a 2020, para as seguintes categorias de eventos de atletismo masculino e feminino: 100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 3.000m com obstáculos, 5.000m, 10.000m, 20km da marcha atlética e maratona.
Com base nesses dados, foi conduzida uma análise estatística para determinar a relação entre a altura de um atleta e sua velocidade de corrida. As respostas, você vê abaixo:
Pessoas mais altas correm mais rápido
Em corridas de velocidade e média distância, a altura afeta a velocidade de corrida, em corridas de velocidade e média distância, que cobrem distâncias entre 100m e 1.500m.
Para corredores homens e mulheres que observamos, a correlação sugere que corredores altos são mais rápidos, em todas as distâncias. Quanto maior a distância, mais a correlação diminui.
Argumenta-se que atletas mais altos geralmente se beneficiam de serem capazes de cobrir mais terreno a cada passo que dão, bem como que eles têm mais massa muscular, o que contribui para maior produção de potência e aceleração mais rápida, o que é útil em corridas de curta distância.
Para se ter uma ideia, nas provas de 100m rasos masculino, atletas mais altos concluíram suas provas em média 0,54s mais rápidos que os atletas mais baixos. O ex-atleta jamaicano Usain Bolt, velocista mais rápido de todos os tempos, mede 1,95m de altura.
No feminino, a diferença de tempo entre as velocistas mais altas e as mais baixas foi de 0,46s, em média.
Na longa distância, altura pesa menos
Observando as corridas de longa distância, a correlação entre altura e velocidade diminuiu conforme a distância da corrida aumentou, quase que constantemente. Para corredoras nessas distâncias mais longas, há uma correlação fraca entre altura e velocidade, mas não é substancial. Para corredores homens, há pouca ou nenhuma correlação.
Na maratona masculina, atletas mais altos e atletas mais baixos percorrem os 42km praticamente com o mesmo tempo, em média – a diferença é de 0,1s a favor dos corredores com estatura menor.
Nas provas femininas, a menor correlação foi vista na prova de 3.000 com obstáculos. Mais altas concluíram a corrida em média 0,22s mais rápidas que as atletas mais baixas.