Uma disputa política entre o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a FIFA impede a entrada do futsal nos Jogos Olímpicos. Esse é o real motivo, não confirmado pelas entidades, que vai de encontro à modalidade na Olimpíada.
De acordo com dirigentes da Confederação Brasileira de Futsal – CBFS, um dos motivos alegados é que com o futsal na Olimpíada haveria, praticamente, 2 Mundiais de futsal num mesmo ano, já que a Copa do Mundo FIFA de Futsal (14 de setembro a 6 de outubro) coincide com o ano de Olimpíada.
O COI entende que embora o futsal tenha surgido em meados dos anos 30 no Uruguai, apenas em 1980 foi consolidado como um esporte amplamente conhecido ao redor do mundo. Portanto, aos olhos do comitê olímpico, o futsal não possui a mesma relevância histórica que outros esportes, como o atletismo e o futebol, por exemplo.
Jiu-Jitsu
No caso do Jiu-Jitsu, arte marcial amplamente praticado no Brasil, Estados Unidos e Japão, ainda necessita ter uma base mais ampla de praticantes pelo mundo. A falta de uma única entidade governante internacional com regras uniformes também prejudica a aderência do esporte.
Vale lembrar que Softbol, beisebol e caratê foram esportes retirados do programa olímpico. Para as Olimpíadas de Paris, em 2024, foi incluído o breaking e a canoagem slalom extremo, dentro da modalidade de canoagem slalom.
Pleiteia uma vaga no programa olímpico de 2032, na Austrália, o beach tennis, que virou febre no Brasil. Não podemos esquecer do squash, beach handebol e futevôlei, esse último genuinamente brasileiro, mas que não se enquadram nos critérios técnicos adotados pelo COI.
Confira o que é necessário para uma modalidade esportiva entrar na programação dos Jogos Olímpicos:
– Ser regida por uma federação internacional
– Estar de acordo com o Código Antidopagem
– Estar de acordo com a Carta Olímpica
– Ser praticada em todos os continentes
Curiosidade
Alguns esportes que necessitam de propulsão mecânica também são proibidos dos jogos olímpicos. É o caso do automobilismo, que, apesar de ser considerado um esporte, não está dentro dos critérios dos Jogos Olímpicos. A mesma coisa acontece com os “esportes mentais”, como o xadrez.