A delegação brasileira contará com quatro enxadristas nos Jogos do Brics 2024, que ocorrerão de 11 a 23 de junho, em Kazan, na Rússia. A sétima edição da competição multiesportiva promovida anualmente pelos países membros do bloco terá a participação de aproximadamente 60 países. O Brasil será representado por 112 atletas em 15 modalidades.
Os representantes do xadrez serão o Mestre Fide Lucas Aguiar, do Distrito Federal, atual campeão brasileiro nos ritmos rápido e blitz;, a Mestre Internacional Feminina Kathiê Librelato, de Santa Catarina, atual campeã brasileira nos estilos rápido e blitz; e os campeões brasileiros dos Jogos Universitários de 2023, Ryan Wesley (SC) e Isabela Conti (MG), além do técnico Claudionor Pirolla (SC).
“É muito importante a participação do xadrez brasileiro nos Jogos do Brics, são jogos que reúnem grandes potências da modalidade como a China, Índia e Rússia, proporcionando uma importante experiência aos nossos atletas em uma competição que vem crescendo a cada ano”, destaca o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Máximo Igor Macedo.
Os Jogos do Brics são organizados pelos países membros do bloco, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e pelos recentemente incorporados Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Em 2025, será a vez de o Brasil assumir a presidência do Brics, e organizar a competição em território brasileiro.