A sarcopenia é a perda progressiva de massa muscular, associada à redução de força e mobilidade — uma condição geralmente relacionada ao envelhecimento devido às mudanças fisiológicas do corpo humano a partir dos 30 anos.
No entanto, o sedentarismo, a má alimentação e as dietas restritivas costumam ser os principais causadores da perda de massa magra em pessoas mais jovens. Esse cenário tem se agravado com o aumento do uso de medicamentos para emagrecimento, motivado tanto pela busca por uma melhor aparência física quanto pela melhora da saúde geral.
Como resultado, o número de jovens afetados pela sarcopenia parece estar crescendo, segundo o médico nutrólogo Nataniel Viuniski, membro do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife.
“Quando o corpo não recebe os nutrientes necessários, especialmente proteínas, ou é submetido a dietas restritivas por longos períodos, o organismo pode começar a utilizar o músculo como fonte de energia. O resultado é a perda muscular acelerada, mesmo em quem tem menos de 30 anos”, alerta o especialista.
A condição compromete a mobilidade, aumenta o risco de quedas, osteoporose, lesões, deixa o metabolismo mais lento, podendo contribuir para o aumento do risco de diabetes e reganho de peso, além de prejudicar a resposta imunológica e a qualidade de vida.
A boa notícia é que é possível evitar a sarcopenia ou mesmo reverter o quadro em alguns casos com hábitos simples e consistentes. Veja como:
1. Inclua proteínas em suas refeições
Elas são essenciais para a construção e manutenção dos músculos, portanto, consuma ovos, carnes magras, leguminosas e outros alimentos proteicos nas principais refeições e nos lanches. “Os shakes proteicos também são ótimas opções por serem práticos e contribuírem para garantir o consumo adequado de proteína inclusive aos pacientes que fazem uso de medicamentos para perda de peso”, coloca o nutrólogo.
Como opção, a Herbalife oferece o Kit Nutricional, composto pelo famoso Shake1 da marca e o NutreV2 — a bebida à base de proteína da soja. Combinados, eles fornecem uma alimentação equilibrada com cerca de 20 gramas de proteína de alta qualidade, além de fibras e 23 vitaminas e minerais, podendo ser consumidos em até duas refeições por dia (você escolhe entre café, almoço ou jantar).
2. Pratique exercícios de força regularmente
Musculação, pilates e treinos que usam o peso do próprio corpo estimulam o crescimento muscular junto com uma dieta adequada, ajudando a manter a massa magra ao longo dos anos. “Recomendo de 4 a 5 dias de treino por semana”, diz o nutrólogo.
3. Lance mão dos suplementos certos
O whey protein e a creatina são dois dos suplementos mais estudados e eficazes para o ganho e a manutenção muscular. O whey é produzido a partir do soro do leite —uma fonte de proteína de alta qualidade, ideal para ajudar na recuperação e no crescimento dos músculos. Já a creatina atua no aumento da força e da resistência muscular, contribuindo para a preservação e manutenção da massa magra. “Apenas lembre-se de que esses suplementos só funcionam se estiverem combinados a um treino de força”, acrescenta Viuniski.
4. Não faça dietas restritivas
Evite cortar calorias de forma extrema ou eliminar grupos alimentares. Procure sempre um profissional para orientar, caso contrário, as chances de sarcopenia aumentam e, com ela, a de reganho de peso. “A redução de músculos deixa o metabolismo mais lento, facilitando o acúmulo de gordura nas escapadas da dieta”, explica Viuniski.
5. Durma bem
O sono é um momento crucial para a regeneração muscular, pois, durante o descanso, diversos hormônios e funções são reestabelecidos. Noites mal dormidas atrapalham esse processo.
6. Não use medicamentos sem orientação médica
Medicamentos têm efeitos colaterais — e o mesmo vale para aqueles usados com o objetivo de emagrecer. Alguns podem reduzir o apetite de forma drástica, o que pode levar à perda de massa muscular, além de aumentar os riscos de deficiências nutricionais, fadiga e queda no desempenho físico. “Qualquer tratamento deve ser prescrito e acompanhado por um profissional de saúde, levando em conta o seu histórico, necessidades e metas reais, para que o tratamento seja seguro”, finaliza Viuniski.
¹ Pó para o preparo de bebida para controle de peso.
²Alimento com proteína isolada de soja fortificado com vitamina e mineral.
Os produtos da Herbalife não são destinados ao tratamento, prevenção ou cura de qualquer tipo de doença. A Herbalife apoia e incentiva a adoção de um estilo de vida ativo e saudável aliado ao uso adequado dos seus produtos.