A equipe do Praia Clube/CEMIG/Exército/Futel foi campeã do Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo, que finalizou neste domingo, 30. Após três dias de competição, os atletas praianos somaram 313 pontos.
O Praia conquistou 11 Ouros, seis pratas e quatro bronzes. A equipe também venceu a disputa feminina com 174 pontos e ficou em segundo lugar no masculino, com 139 pontos.
Entre os destaques está Willian Dourado, que disputou o Mundial Indoor em Nanjing, na China, na semana passada. O praiano bateu três vezes o seu recorde pessoal dentro da prova do arremesso do peso e quase se tornou o terceiro brasileiro da história a alcançar a marca dos 21 metros. Willian entrou na prova com a marca de 20,63 m, de 1º de fevereiro de 2025, como recorde pessoal. Superou seu PB três vezes: fez 20,75 m, 20,77 m e venceu com 20,93 m.
Outro grande destaque foi Luiz Maurício da Silva. O atleta estreou na temporada com vitória no lançamento do dardo e o oitavo melhor resultado do mundo em 2025. “Foi o meu melhor começo de temporada de todas. O trabalho vem sendo bem-feito e eu vou continuar mantendo essa pegada, essa constância, que vêm sendo bem legais”, afirmou o praiano. Luiz também foi escolhido como o atleta masculino com o melhor índice técnico do Troféu.
Finalista olímpico e recordista sul-americano, o atleta do Praia Clube ficou com o ouro na modalidade, com a marca de 82,03 m. A abertura da temporada atendeu as expectativas de Luiz e de seu técnico, Fernando Barbosa de Oliveira, que esperava que o lançador começasse o ano com um resultado próximo do obtido em 2024. Na Olimpíada de Paris, o praiano alcançou 85,91 m e recolocou o Brasil em uma final olímpica da prova depois de 92 anos.
Nos 110 metros com barreiras, Eduardo de Deus ( Praia Clube/CEMIG/Exército/Futel) fez 13.73 e garantiu o ouro. “Foi uma prova bem disputada. Eu esperava um tempo melhor, mas estou feliz com a vitória”, comentou o praiano, que vai competir nos EUA no início de abril em busca do índice para o Mundial de Tóquio, em setembro deste ano.
Nos 800 metros, Guilherme Kurtz ( Praia Clube/CEMIG/Exército/Futel) ficou com a prata, com o tempo de 1.47.62. No feminino, teve dobradinha praiana no pódio: Sabrina Gabrieli Pena ( Praia Clube/CEMIG/Exército/Futel) ficou com a prata, com 2.05.76, e Jaqueline Weber ( Praia Clube/CEMIG/Exército/Futel) com o bronze, com 2.06.38
Na disputa dos 100 metros com barreiras, Vitória Sena Batista (Praia Clube/CEMIG/Exército/Futel) garantiu o ouro com 13.25. A meio-fundista July Ferreira da Silva Abrão (Praia Clube/CEMIG/Exército/Futel), que melhorou o recorde brasileiro dos 1.500 m no Mundial Indoor com 4:22.24 foi a campeã da prova com o tempo de 4:31.46.