Introduzida pela UEFA na temporada 2018/19 com a intenção de substituir partidas amistosas nas datas FIFA por jogos competitivos mais frequentes contra nações europeias de nível comparável, a Nations League viveu seu momento de Copa do Mundo neste penúltimo domingo de março, dia 23.
Quem acompanhou as quatro partidas da divisão principal assistiu 21 gols e dois duelos definidos nos pênaltis. Depois de construir a vantagem fora de casa, a Alemanha abriu 3 a 0 pra cima da Itália, em Dortmund.
no segundo tempo, os italianos “acordaram” e empataram o jogo, mas ficaram “no quase”. Os alemães, que jogavam pelo empate, passaram para as semifinais.
A Alemanha terá Portugal, de Cristiano Ronaldo, pela frente. Depois de perder o 1° jogo para a Dinamarca, os portugueses deram um baile em Lisboa: 5 a 2.
Em Paris, do outro lado do chaveamento, a França devolveu os 2 a 0 da Croácia e levou a decisão para as penalidades. Foi então que Maignan brilhou, defendendo a cobrança de Stanišić e garantindo a vaga dos Bleus.
A última vaga ficou com a Espanha, após um jogaço em Valência. No empate por 3 a 3, teve de tudo: dois pênaltis convertidos, golaço de Yamal e empate heroico da Holanda já no fim do jogo.
Na decisão por pênaltis, Verbruggen defendeu a cobrança de Yamal, mas a trave e Unai Simón ajudaram os espanhóis antes de Pedri fechar a conta e garantir a vaga.
A Nations League conta com quatro divisões. Todas as 55 equipes são divididas nas séries A, B, C e D.