A decisão do torneio 4 Nations Face-Off de hóquei entre Canadá e Estados Unidos, na última quinta-feira (20), quebrou recorde ao se tornar a partida mais assistida da história da NHL nos Estados Unidos. A decisão contou com uma média de 9,3 milhões de espectadores.
A partida vencida pelo Canadá, por 3 a 2, na prorrogação, ganhou contornos de batalha para além da rink – a pista de gelo – por rivalidade histórica e tensões políticas.
Tradicionalmente, o Canadá domina o esporte, mas os EUA têm equilibrado a disputa. Na fase classificatória, os americanos venceram os canadenses em um duelo marcado por 3 brigas em 9 segundos de jogo.
Mas, além disso, o contexto político também interferiu nos confrontos entre os países do norte do continente:
– Donald Trump chegou a afirmar que adoraria ver o Canadá como o 51º estado americano e chamou o primeiro-ministro vizinho de governador;
– Em resposta, Justin Trudeau comemorou efusivamente a vitória e disse nas redes sociais que os EUA não tomariam o país, nem o jogo dos canadenses.
A troca de farpas entre os chefes de Estado ajudou a reacender o espírito competitivo — e nacionalista — dos fãs de hóquei.
THE CHAMPS