Fórmula E: Max Guenther analisa estratégia de pista

Max Guenther, à direita na imagem, e engenheiros da DS Penske, em Jeddah (FOTO: Divulgação)

Maximilian Guenther, piloto da DS Penske e vencedor da Etapa 3 do E-Prix de Jeddah de Fórmula E, na sexta-feira, 14 de fevereiro, participou da Roundtable com o Vencedor na última terça-feira, 18.

Na coletiva online com a imprensa, que contou com a participação de jornalistas brasileiros, o alemão falou sobre o bom desempenho do conjunto Stellantis, do novo recurso de recarga do PIT BOOST, junto ao pit stop obrigatório e seu impacto nas corridas, bem como sobre o desafio da pausa até o próximo E-Prix, em Miami, além possibilidades para o futuro do calendário da Fórmula E.

PIT BOOST

Max Guenther afirmou que a recarga de 10% da energia das baterias, feito com pit stop obrigatório com ao menos 30 segundos de conexão do carregador de 600 kW, amplia a importância da estratégia nas corridas, mas também apresenta desafios em termos de procedimento e de gerenciamento de energia, para os quais equipes e pilotos treinaram muito, na pré-temporada e ao longo dos últimos meses.

“[O PIT Boost] Traz um novo elemento estratégico para as corridas e, certamente, há muitas coisas nas quais você tem que se concentrar agora. Obviamente, tanto o carregamento, quanto a liberação no pit lane podem ser muito apertados, como vimos neste fim de semana, com diferentes carros na faixa rápida ao mesmo tempo. Então, sim, há muitas coisas para se ter em mente, como equipe, sendo que o mais importante é gerenciar o nível de energia, além das ferramentas de estratégia e previsão sobre onde vamos estar após a janela de pit stop e quando todos fizeram o pit stop.

“No fim das contas, há uma espécie de corrida virtual acontecendo nessas poucas voltas, quando você acaba competindo contra carros que não estão no mesmo ponto da pista. Acabei achando esse aspecto realmente emocionante.

“Também é importante que todos, inclusive os fãs que assistem pela TV, saibam o que está acontecendo, então acredito que seja necessário deixar bem claro quem está liderando a corrida até mesmo virtualmente”, disse Guenther.

O piloto da DS Penske afirmou ainda acreditar que o uso do PIT Boost será mais dramático em algumas pistas do que em outras, sendo que Mônaco pode ser um ponto crítico – Guenther não sabe se conseguiria repetir o feito de Jeddah, saindo da liderança para o meio do pelotão e retornando para vencer a corrida.

“Em Mônaco, acredito que cair da liderança para P9 não vai te permitir voltar novamente à liderança, porque ultrapassar é mais difícil em uma pista como Mônaco, então essas são as coisas que você tem que manobrar com a equipe usando a estratégia”.

Bom ritmo da DS Penske

Max Guenther também falou sobre sua adaptação à nova equipe nesta temporada, seja pela estrutura da DS Penske, seja pelo ritmo proporcionado pelo trem-de-força da Stellantis. Para o piloto, o ponto-chave está no bom relacionamento com o engenheiro de corrida.

“Olhando em retrospecto para essas primeiras etapas, foi um bom começo de temporada para nós. Estou realmente feliz com a forma como nos apresentamos em todos os finais de semana. De fato, tivemos muita qualidade em todas as sessões.

“De fato, além de estar em uma nova equipe, tenho um novo engenheiro de corrida para estas corridas em Jeddah. Nos preparamos conjuntamente nas últimas semanas na fábrica, no simulador, nos acostumando um com o outro, mas foi a primeira vez que trabalhamos juntos na corrida, mas foi um trabalho fenomenal. Mesmo na última prova, no sábado, onde obviamente não marcamos pontos, acredito que entendemos muito bem nosso pacote, sabemos que somos competitivos. Com isso, sei que temos a chance de ter uma ótima temporada e é nisso que vou continuar me concentrando”.

Calendário ampliado?

Depois da rodada dupla em Jeddah, e da primeira vitória de Guenther na Temporada 11, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E faz uma pausa, por conta do cancelamento do E-Prix da Tailândia, e só retorna em 11 e 12 de abril, para a Etapa 5 da Temporada 2024/25, em Miami (EUA).

Guenther explicou quais acredita serem os desafios de retornar à competição após um mês de folga, bem como o que acha de rumores e conversas sobre a expansão do calendário para mais de 20 corridas.

O piloto da DS Penske, que agora ocupa a 3ª posição na tabela com seus 37 pontos, se mostrou entusiasmado com a variedade de locais de corrida do calendário atual e destacou ser necessário equilibrar eventos únicos e rodadas duplas para o bem dos fãs e das equipes. Mas acredita que a Fórmula tenha espaço para algumas novidades.

“Certamente teremos muito tempo agora, entre Jeddah e Miami, mas já temos uma boa agenda, desde trabalho na fábrica, com o simulador, até tirar alguns dias para analisar e melhorar o pacote e, quem sabe, fazermos testes de pista. Isso vai acontecer em março, pelo que sei. Então, vou me manter bem ocupado.

“Sobre novas adições [ao calendário], sinto que é um verdadeiro privilégio podermos correr em tantos diferentes locais, mas nem preciso dizer que sempre queremos correr mais. Sou totalmente a favor, mas acredito que isso vai acontecer naturalmente à medida que a competição avança. E sinto que é um bom equilíbrio ter eventos únicos e rodadas duplas, como uma maior mistura dos dois. Acho que seria bom para os fãs, mas também é preciso ter em mente, com tantos membros da equipe trabalhando neste projeto e nossa temporada, como encaixar 20 etapas nesses sete meses que temos”, afirmou.

Guenther citou, inclusive, que gostaria de ver uma ideia recém-utilizada em outra categoria aplicada à Fórmula E: “Eu, certamente, vou acompanhar a apresentação das pinturas dos carros pelos 75 anos da Fórmula 1, on-line, e acredito que seria bem legal ter eventos como esse, um evento de lançamento de pintura com todas as equipes juntas, na Fórmula E. Estou curioso pela forma como vai acontecer e acredito que poderia ser algo bem interessante, é sempre ótimo apresentar novas ideias para nossos fãs”, concluiu o piloto.

Acesse e siga os perfis do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube: @FIAFormulaE #ABBFormulaE

Mais informações: www.FIAFormulaE.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *