Independente do que aconteça na madrugada desta quarta para quinta-feira (16 de janeiro) na partida da segunda rodada do Australian Open, contra o italiano Lorenzo Sonego, o tenista brasileiro João Fonseca já começou a fazer história.
Na 112ª posição do Ranking Mundial de Tênis, o brasileiro de 18 anos escreveu sua página na história da modalidade ao ser o mais jovem tenista a disputar um Grand Slam na área aberta. O recordista anterior era Guga, que disputou Roland Garros aos 19 anos.
E na estreia do Australian Open, na madrugada desta quarta-feira (15), venceu o 9º do Ranking Mundial, o russo Andrey Rublev por 3 sets a 0, parciais de 7/6 (1), 6/3 e 7/6 (5). O resultado incluiu o brasileiro entre os 100 melhores do mundo.
No final do ano passado, ao conquistar o título do Next Gen ATP Finals, em Jedá, na Arábia Saaudita, João se tornou o primeiro sul-americano a vencer o torneio que reúne os oito melhores tenistas com até 20 anos.
Quem é João Fonseca?
Nascido no Rio de Janeiro, em 2006, o brasileiro começou no tênis aos 11 anos, depois de trocar as chuteiras do futsal pela raquete. Ele teve uma carreira juvenil antes de se profissionalizar.
João ganhou notoriedade no esporte em 2022, quando conquistou a Copa Davis Juvenil. Em 2023, liderou o ranking mundial juvenil, tornando-se o primeiro brasileiro a alcançar essa colocação. Neste mesmo ano, ao lado do belga Alexander Blockx, João foi vice-campeão de duplas juvenis no Australian Open.
*Com informações da CNN Brasil