Reconhecido por ser o primeiro clube vegano do Brasil, o Laguna SAF vai disputar pela primeira vez a elite do campeonato potiguar. O clube conquistou o acesso após serem campeões da 2ª divisão, quando derrotaram o Univap por 3 a 2, com dois gols de Bill, atacante com passagens por Corinthians, Botafogo e Santos.
No elenco, o time conta com dois jovens que estavam nas categorias de base e podem ser importantes para os objetivos do time em 2025. O primeiro já atuou no time de cima, o lateral direito Estarlin Trudo chegou do Panamá como o primeiro estrangeiro do clube e rapidamente se firmou como peça importante do sub-20, apesar das dificuldades de viver em outro país.
“Foi um pouco difícil a adaptação, mas ao longo dos meses tenho visto como tem sido minha evolução, sinto que deixei uma boa percepção no clube e para as pessoas que acompanham o Laguna. O maior impacto ao chegar no Brasil foi em relação à parte física, como eles se preparam para os torneios, meses de treino duro para chegar na melhor forma e garantir que os jogadores cheguem ao seu melhor nível competitivo”, detalhou o lateral.
Nascido em Roraima e originário da tribo Makuxi, o jovem Samuel Felipe é uma das promessas da equipe tibauense. Com apenas 16 anos, o garoto foi descoberto de forma curiosa, pois suas habilidades não foram notadas em uma peneira, mas sim em um vídeo no Youtube, encontrado por Gustavo Nabinger, treinador e sócio fundador da equipe.
“No começo, fiquei surpreso, mas também senti uma pressão maior para provar meu talento. Saber que a comissão do profissional estava me observando me motivou a trabalhar ainda mais duro nos treinos com a base. Essa confiança que todo o staff me deu tem contribuído bastante com meu jogo”, ressalta o garoto.
Apesar de terem nascidos em países diferentes, é comum ver os atletas relatarem estranheza com a rotina vegana, mas garantem que se sentem bem na filosofia do time.
“No começo, foi um pouco desafiador entender a rotina do Laguna, já que é um clube vegano e isso é bem diferente da maioria das equipes. Porém, logo percebi que o foco na alimentação saudável e sustentável é benéfico para o desempenho dos jogadores. Estou aprendendo muito sobre nutrição e como isso pode impactar meu jogo”, conta Samuel.
“Os primeiros meses foram difíceis, depois percebi que é preciso ter uma alimentação como a que esse time tem para primeiro cuidar do corpo e estar em ótimas condições para poder jogar em alto nível”, relata Estarlin Trudo.
O Laguna tem estreia marcada para o domingo (12), diante do ABC no Frasqueirão, às 16h. O primeiro jogo como mandante do Laguna SAF na história da primeira divisão do Rio Grande do Norte será na quarta-feira (15), contra o Força e Luz, às 15h.