Com a temporada de 2024 chegando ao fim, o futebol nordestino já pode comemorar um feito histórico: em 2025, pela primeira vez nos pontos corridos, a Série A do Campeonato Brasileiro contará com cinco equipes do Nordeste, 25% dos clubes do campeonato, a maior representação na história da competição.
Fator inédito na competição, o futebol nordestino terá como representantes em 2025 Fortaleza, Bahia, Vitória, Ceará e Sport. Enquanto os três primeiros já estavam na série A, os dois últimos fizeram valer suas forças e conseguiram o tão almejado acesso.
A especialista em eventos esportivos, Moara Miranda, destaca a importância de tantos clubes nordestinos disputarem a primeira divisão nacional. “É um feito histórico, que mostra a força do Nordeste. Estar na Série A significa ter acesso a maiores recursos financeiros, seja em relação aos direitos de transmissão, ou a possibilidade de atrair investimentos externos ou novos patrocínios. Ter essa representação é benéfico também para o campeonato, que agora conta com mais times de massa, capazes de lotar os jogos. O brasileirão só tem a ganhar com isso”, explica.
Além de maiores investimentos, a maior quantidade de clubes nordestinos também é positiva em relação a logística. Sendo a maioria dos clubes da Série A do sudeste e sul do país, uma dificuldade recorrente se dá pela quantidade de viagens e longas distâncias a serem percorridas durante o ano, fator que contribui para o cansaço dos atletas. Assim, 2025 tende a ser positivo em termos de logística, uma vez que uma quantidade considerável das partidas do brasileirão serão disputadas no próprio Nordeste, resultando em viagens menos cansativas.
A especialista ainda destaca como essa participação coletiva é benéfica para o Nordeste em termos de fortalecimento do futebol regional. “Quanto mais clubes nordestinos se destacarem nas principais competições nacionais, maior será o sentimento de pertencimento do torcedor. O povo nordestino sempre foi muito apaixonado pelo esporte e o futebol na região tem crescido graças a gestões competentes. Bons exemplos disso são o Bahia, comandado pelo principal conglomerado de clubes no mundo, e o Fortaleza, clube com trabalho longevo que disputou o título e chegou a ser líder do campeonato neste ano”, reforça Moara Miranda.
Com a campanha na temporada, a equipe cearense garantiu uma vaga na fase de grupos da Libertadores. Além do Leão do Pici, os cearenses tem a companhia do Bahia na competição, que garantiu sua vaga em 8º no último domingo, 8, ao vencer o Atlético-GO em casa. Já em relação ao Vitória, este também vai jogar uma competição internacional: a Sulamericana.
No geral, o ano de 2024 foi muito positivo para o futebol nordestino, fator que reforça o sentimento do torcedor e aumenta a expectativa para a próxima temporada. Acostumados a encher os estádios, a região teve destaque em média de público: Ceará e Sport tiveram as maiores médias de público da Série B. Já o Bahia, a quarta maior da Série A. Para 2025, a tendência é que mais de uma equipe da região figure entre as 10 maiores médias de público do campeonato brasileiro.