Neste dia 20 de novembro, Brasília será palco de um evento histórico que unirá futebol, cultura e homenagens para celebrar o legado de Pelé e os 200 anos da imigração alemã no Brasil. Um amistoso inédito entre as lendas do clube alemão Borussia Dortmund (BVB) e do Flamengo reunirá, na Arena BRB Mané Garrincha, grandes nomes do futebol em um tributo à memória do “Atleta do Século” e sua contribuição para o esporte mundial.
Este ano, o Brasil celebra pela primeira vez o “Dia do Rei Pelé”, em 19 de novembro, data oficializada em homenagem ao milésimo gol de Pelé, feito de pênalti pelo Santos em 1969, no Estádio do Maracanã. O evento “Tributo ao Rei Pelé” contará com uma programação especial, incluindo homenagens e atividades culturais e esportivas que ocorrerão nos dias 19 e 20 de novembro em Brasília.
Para o amistoso, estarão no Brasil representando o Borussia Dortmund, vencedores da Copa do Mundo, campeões da Bundesliga e vencedores da DFB-Pokal, como Roman Weidenfeller, Kevin Grosskreutz e Jan Koller, sob o comando dos técnicos Jörg Heinrich e Teddy de Beer. O elenco inclui também sete brasileiros, entre eles o vencedor da Champions League Julio Cesar, e os campeões de 2002 Dedê, Evanilson, Ewerthon e Marcio Amoroso, além de Felipe Santana e Tinga. Ao lado de ícones do Flamengo, eles jogarão uma partida de 70 minutos para mais de 50 mil espectadores.
Bicentenário da imigração alemã no Brasil
O amistoso também faz parte das comemorações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil. No Senado Federal, no dia 19 de novembro, haverá uma cerimônia de entrega da “Medalha Comemorativa do Dia do Rei Pelé” e de outras homenagens, incluindo condecorações a Hans-Joachim Watzke, CEO do Borussia Dortmund, e Thomas Westphal, Lord Mayor da Cidade de Dortmund, por suas contribuições para fortalecer as relações entre o Brasil e a Alemanha. Na mesma data, será realizado um jantar de gala que reunirá, em Brasília, grandes nomes do esporte e de outras áreas, em uma homenagem ao legado de Pelé.
“Como patrocinadores do Borussia Dortmund, estamos muito honrados em participar desse tributo a Pelé, uma lenda do futebol mundial, e também das celebrações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil”, destaca Hendrik Schoenfelder, CEO da Evonik para a região América Central e do Sul, que também estará em Brasília para as homenagens.
Sustentabilidade dentro e fora dos campos
A Evonik promoverá, no dia 20 de novembro, uma mesa redonda com o tema “Sustentabilidade dentro e fora dos campos”. A discussão reunirá Hendrik Schoenfelder, CEO da Evonik; Svenja Ahlburg, Vice-Presidente para a América Latina da Wilo; Marc Lingenhoff, Diretor Executivo das Américas do BVB; e o ex-jogador Tinga, ícone do Borussia Dortmund e reconhecido por seu trabalho em projetos sociais no Brasil.
Durante a mesa redonda, os palestrantes abordarão a importância de parcerias sustentáveis entre empresas e clubes de futebol, explorando iniciativas de governança, responsabilidade social e impacto ambiental que contribuem para transformar as comunidades locais e promover práticas inovadoras.