Entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, foi palco do Festival Tamo Junto BB, um megaevento aberto ao público com as modalidades esportivas que o Banco do Brasil apoia.
Com shows musicais, competições e ativações culturais, a Arena das Dunas recebeu mais de 60 mil pessoas em todos os dias do evento. O Festival Tamo Junto BB recolheu cerca de 230kg de papel e papelão, 373kg de metal, 548kg de vidro e 542kg de plástico, que foram destinados à cooperativa Coocamar.
Pela primeira vez no Nordeste, o Vert Battle – etapa final do circuito nacional de skate vertical – foi realizado durante o festival e contou com a presença de grandes nomes do esporte, como Rony Gomes, anfitrião da competição, o medalhista olímpico e campeão mundial de skate park Augusto Akio e a atleta olímpica e campeã mundial de skate park Raicca Ventura, ambos atletas do BB Squad.
Raicca também foi a grande vencedora da final feminina. No masculino, Luigi Cini subiu no topo do pódio. A competição foi transmitida ao vivo no Sportv2, no sábado (02), e no Esporte Espetacular, da TV Globo, no domingo (03).
Além disso, Bob Burnquist, lenda do skate mundial, também prestigiou o evento ao lado dos demais colegas do Squad BB de Skate: Daniela Vitória, Davison Fortunato, Felipe Nunes e Nando Araújo, mais conhecido como Skatista Cego, que entrou para a história do esporte ao se tornar o primeiro deficiente visual a dropar do half-pipe (pista de skate em formato de ‘U’).
Vôlei, Surfe e Corrida
O vôlei de praia e o surfe (que foi realizado na Praia de Miami), também definiram os vencedores em seus respectivos campeonatos: as duplas Arthur/Adrielson e Hegê/Vitória, na nona etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia; Mateus Sena e Laura Raupp fecharam o Circuito Banco do Brasil de Surfe.
Na corrida de rua, que ofereceu percursos de 1km (infantil), 5km e 10km, atendendo tanto a iniciantes quanto a corredores experientes e PCDs, Fagner Richardson, Janaina do Carmo, Maria Josenilde, João Oliveira, Rosicler de Silveira, Matheus Yure, Sulandia Gomes, Clenilson Oliveira, Valdir Recalde, Bruna Lianne, Daniel Ferreira, Marianne Amorim, foram os primeiros a cruzar a linha de chegada em suas respectivas categorias.
Já as atrações musicais embalaram o público do início ao fim. O evento do BB contou com shows de Jão, Lexa, Nando Reis, Vanessa da Mata, Oriente (convidando as cantoras Lourena e Joyce Alane), Àttooxxá, Filhos de Jorge, DJ Jennify, Ian Medeiros, Taj Ma House e muito mais.
Os potiguares também puderam curtir as ativações culturais e de lazer, como tirolesa, simuladores, parede de escalada, massagem, espaço para tatuagem e eSports, com competições abertas ao público.
Impacto social e ambiental
O festival teve uma agenda ASG (Ambiental, Social e Governança) recheada, em especial no pilar Social e é também um dos quatro territórios do Banco do Brasil: a sustentabilidade.
Com o objetivo de trazer a inclusão para dentro do evento, o Festival Tamo Junto BB contou com uma tirolesa acessível a PCDs, que teve a participação do Skatista Cego e um Espaço Família – um mini oásis para lactantes e famílias com crianças de colo descansarem em um ambiente calmo e silencioso.
Durante o evento, havia um time especialista em acolhimento, o BB cuida de VC, que distribuiu mais de 200 protetores auriculares nos shows e recebeu quase 50 pessoas na área PCD de frente para o palco principal.
“Foi a primeira vez que vim num evento onde faço tudo sozinho, até andar de tirolesa! Me senti em casa!”, conta Jonas, que é cadeirante e prestigiou o evento. Já a iniciativa do Protocolo Não é Não, treinou mais de 200 pessoas do staff para combater o assédio às mulheres e a discriminação de grupos minorizados.
A iniciativa inédita do Festival ampliou o protocolo com o objetivo de combater todo tipo de discriminação, incluindo a comunidade LGBTQIAPN+ e pessoas pretas. O resultado positivo veio em depoimentos e na contabilização de zero incidentes.
Durante o evento, foram empregadas, aproximadamente, 2.500 pessoas, desde organização a staff e produção. Nas ativações do skate, o público pôde realizar aulas gratuitas com equipamentos, obstáculos e instrutores do Instituto Skate Cuida, também apoiado pelo BB. Após o festival, os materiais utilizados nas aulas foram doados para o Projeto Social IBEMS, de Natal.