Brasil em busca da 400ª medalha na Paralimpíada

FOTO: Alessandra Cabral | CPB

Os Jogos Paralímpicos de Paris começaram nesta quarta-feira, dia 28 de agosto, com a cerimônia de abertura. O evento foi realizado de maneira inédita fora de um estádio, com o desfile dos atletas que partiram da parte inferior da Champs-Elysées se estendendo pelo coração da capital francesa até a icônica Place de la Concorde. O encerramento será em 8 de setembro.

Após um dos melhores ciclos em diversas modalidades, o Brasil busca a 400ª medalha no megaevento. Na história dos Jogos Paralímpicos, que teve sua primeira edição em Roma 1960, o Brasil tem um total de 109 ouros, 132 pratas e 132 bronzes, com 373 medalhas ao todo. Faltam 27 pódios para o número histórico.

Os Jogos de Paris 2024 têm a transmissão ao vivo do canal SporTV2 e pelo canal do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, do inglês) no Youtube.

Atletas de 23 estados

Ao todo, 23 dos 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal, estarão representados na delegação brasileira que vai disputar os Jogos. A maioria dos atletas é nascida no Estado de São Paulo. São 71 dos 255 convocados, ou quase 28% do total da equipe brasileira.

Já Rio de Janeiro e Minas Gerais, com 22 atletas nascidos em cada, contam com a segunda maior representatividade na Seleção Brasileira em Paris 2024. O Paraná, com 20, o Rio Grande do Sul, com 13, o Rio Grande do Norte, com 12, e Santa Catarina e Distrito Federal, ambos com nove, também estão entre os locais com mais representantes na delegação.

Patrocínios

As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo. As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do bocha, futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, natação, tênis de mesa e tiro esportivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *