Você sabe quais são das modalidades da Escalada Esportiva? Não? O BLOG ESPORTE trás para você algumas definições da Confederação Brasileira de Escalada – CBEscalada, fundada em 2014.
O Boulder, por exemplo, é realizado em muros de no máximo 5 metros de altura, sem cordas, com um colchão na base para proteger eventuais quedas.
No boulder, são definidos de 4 a 5 desafios, a depender da fase. Os atletas têm entre quatro e cinco minutos para completar cada desafio. Ganha quem completar mais desafios em menos tentativas.
É uma modalidade que além de exigir bastante força e técnica apurada, para encarar os diferentes estilos propostos, requer também bastante estratégia e inteligência, para descobrir a sequência correta de movimentos para cada desafio dentro do tempo limite. É por esse motivo que os boulders são também chamados de “problemas”.
A escalada guiada é realizada em muros com até 15 metros de altura e os atletas utilizam uma corda para proteção. O objetivo é chegar o mais alto possível, superando os desafios que as rotas/vias montadas por especialistas oferecem.
Cada atleta conta com apenas uma tentativa na via, com o tempo máximo de 6 minutos. Ao escalar, deve passar a corda, em sequência, nas proteções fixadas na parede. O atleta que chegar mais alto na via ganha a competição. O score de Top, para quando o atleta passa a corda na última proteção da via, é o mais alto. Em casos de empates, o tempo pode ser usado para definir o vencedor.
O principal desafio da modalidade é a resistência, pois são escaladas longas e difíceis.