As Olimpíadas de Paris estão prestes a acabar. Com abertura no dia 26 de julho, o encerramento ocorrerá no próximo domingo (11) no Stade de France, com a participação de Tom Cruise, que pousará no campo do estádio com a bandeira olímpica. São dias de muita emoção para os amantes do esporte. Para o torcedor brasileiro, as emoções foram intensas, com destaque para o vôlei de praia, atletismo, skate, tênis de mesa, canoagem, vela e basquete.
Até esta quarta-feira, 7 de agosto, o Brasil conquistou 13 medalhas: 2 de ouro, 5 de prata e 6 de bronze, e está em 17º lugar no ranking geral. Na última terça-feira, 6 de agosto, o time de basquete brasileiro enfrentou o ‘Dream Team’ dos EUA, considerado o país com os melhores jogadores de basquete.
Como era esperado, o time norte-americano, cheio de estrelas da NBA, não deu chances aos brasileiros. Com uma vitória de 122 a 87, os EUA avançaram para as semifinais dos Jogos Olímpicos.
“O espírito competitivo e torcedor do brasileiro é mantido desde o primeiro segundo até o último, com uma torcida fiel que compartilha positividade aos jogadores. No basquete, embora o Brasil não tenha vencido, a equipe jogou com garra e determinação contra os atletas dos EUA. O esporte, apesar das disputas, destaca princípios muito importantes para todos os âmbitos da vida, como disciplina, espírito esportivo, determinação e liderança. Além desses valores, o esporte permite aprender sobre a cultura de um país e até mesmo adquirir novos vocabulários de um novo idioma, promovendo a união de pessoas de todo o mundo”, explica Renato Garcia, Diretor Publicitário da Minds Idiomas.
História do Basquete
O basquetebol foi criado pelo professor de Educação Física canadense James Naismith (1861-1940), em 1891. Sua invenção foi desenvolvida quando ele publicou as 13 regras para jogar basquetebol, em 1892. Na época, ele trabalhava na Associação Cristã de Moços de Springfield, Massachusetts, nos Estados Unidos.
O esporte une pessoas, independentemente de sua origem racial, econômica ou social, e abre portas para expandir e compartilhar histórias. Quando um torcedor ou um próprio esportista vivencia e vibra com o seu time, ele se depara com novos idiomas, termos e gírias. No basquete, por exemplo, os termos técnicos usados durante os jogos têm origem no inglês.
Neste sentido, Renato Garcia cita 5 termos em inglês essenciais do basquete:
Dribble: o ato de quicar a bola repetidamente enquanto se move pelo campo;
Alley-Oop: uma jogada onde um jogador faz um passe alto, geralmente com uma mão, e outro jogador finaliza com uma enterrada ou uma bandeja antes que a bola caia;
Fast Break: uma jogada rápida onde a equipe tenta marcar pontos rapidamente após recuperar a bola, antes que a defesa adversária se estabeleça;
Three-Pointer: um arremesso feito de fora da linha de três pontos, que vale três pontos;
Buzzer Beater: um arremesso feito no último segundo de um período ou do jogo que conta se cair antes do apito final.