A história dos irmãos medalhistas olímpicos

Irmãos do time de vôlei do Brasil, Darlan e Alan Souza com a mãe, Dona Aparecida (FOTO: Maurício Val)

Por Kolberg Luna*

Disputar uma olimpíada é o sonho de qualquer atleta. Ter irmãos olímpicos não é tão comum. E quando irmãos trazem medalhas olímpicas para a família…

No Brasil, há sete exemplos de irmãos medalhistas olímpicos.
Em 1988, Lars colocou o nome dos irmãos Grael como os primeiros medalhistas. Foi bronze em Seul, na classe Tornado, enquanto seu irmão Torben já havia ganhado a prata na classe Soling, em Los Angeles/1984.

Os irmãos detêm o maior numero de medalhas: sete, sendo cinco de Torben e duas de Lars (a filha de Torben, Martine, é bicampeã olímpica).

Em Barcelona/1992, Tande Samuel foi ouro no vôlei de quadra. Sua irmã Adriana Samuel foi prata no vôlei de praia, em Atlanta/1996 e bronze, em Sidney/2000.

Também em 1996, a seleção de basquete feminina que foi medalhista de prata tinha duas duplas de irmãs: Leila e Marta Sobral; e Branca e Magic Paula.

Na mesma seleção de basquete feminina de 1996 estava Silvinha Luz, que nos jogos seguintes, em Sidney, foi bronze ao lado da irmã Helen.

Gustavo Endres foi campeão olímpico no vôlei em Atenas/2004 e vice em Pequim/2008. Nesta última, teve a companhia de seu irmão Murilo, que também viria a ser prata em Londres/2012.

Por último, Esquiva e Yamaguchi Falcão levaram medalhas no boxe em Londres/2012. Esquiva foi prata como peso médio, e Yamaguchi, bronze como meio-pesado.

Em 2024, o voleibol de quadra pode aumentar esse seleto rol de irmãos medalhistas. Os irmãos Lukas e Julia Bergmann e Alan e Darlan chegam a Paris com a esperança de, juntos, trazerem quatro medalhas olímpicas para o Brasil.

Dados de pesquisa: Brasileiros Olímpicos (Lédio Carmona), Jorge Luiz Rodrigues e Tiago Petrik); https://www.olimpiadatododia.com.br

*Servidor público, Bacharel em Direito, jornalista e escritor, Kolberg Luna empresta seu vasto conhecimento sobre pesquisa, história e curiosidades do esporte, como colaborador do BE.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *