Por Kolberg Luna*
Jaqueline era a grande estrela do voleibol feminino em 1984, junto com Isabel Salgado, mãe da atleta Carol Salgado, de vôlei de praia na Olimpíada de 2024.
Jackie era rebelde, desentendeu-se com o comando da Confederação Brasileira de Voleibol e foi morar nos Estados Unidos, tornando-se uma das pioneiras no vôlei de praia, que então estava engatinhando.
Se aproveitando do profissionalismo americano, enquanto que no Brasil o vôlei de praia ainda era uma diversão para banhistas, passou a reinar na Califórnia. Fez dupla com Sandra Pires, com quem tanto venceu, como brigou, ante o gênio forte das duas equivalente ao talento.
Em Atlanta/1996, depois de sessenta e quatro anos, o feminino brasileiro conseguiu uma conquista olímpica, com o ouro da dupla Jackie Silva/Sandra. E para melhor coroar, a final foi contra outra dupla brasileira, Mônica e Adriana Samuel.
Pela primeira e única vez na história, os dois primeiros lugares do pódio eram ocupados por brasileiras.
Dados de pesquisa: Brasileiros Olímpicos (Lédio Carmona), Jorge Luiz Rodrigues e Tiago Petrik)
*Servidor público, Bacharel em Direito, jornalista e escritor, Kolberg Luna empresta seu vasto conhecimento sobre pesquisa, história e curiosidades do esporte, como colaborador do BE.