A Esporte Educa atinge a cifra de R$7,5 milhões em receitas para os parceiros educacionais. A primeira EduSportech do Brasil conecta atletas a instituições de ensino por meio de bolsas e posições ociosas, que farão com que esses jovens possam tanto se aperfeiçoar na carreira esportiva, quanto se dedicarem aos estudos, abrindo o leque de possibilidades para o futuro.
“O sonho de se tornar um atleta profissional se mostra promissor, mas apenas 1% dos atletas alcança sucesso no esporte de alto rendimento. No Brasil, por exemplo, 82% dos jogadores de futebol ganham até um salário mínimo, mostrando um cenário ainda pior em outras modalidades”, afirma Ivan Ballester, CEO & Fundador da Esporte Educa. “Combinar esporte e educação é crucial para melhorar o desempenho acadêmico e preparar jovens para carreiras no esporte ou mercado formal, garantindo o sucesso independente do caminho escolhido”.
Como começou
O start com a Esporte Educa surgiu quando, após 11 anos como atleta e enquanto sua carreira como jogador de futebol se desenvolvia na Espanha, Ivan notou que a vida de atleta se transformaria. Ele sofreu uma lesão crônica que o obrigou a largar o futebol e se dedicar aos estudos. Ao retornar para o Brasil, vivenciou a realidade de muitos jovens ao ver um amigo clube, que não teve as mesmas oportunidades com os estudos, se envolver com o crime e ser preso.
Esse fato fez Ivan perceber que pessoas com potencial, mas com falta de incentivos, podem tomar decisões ruins. Ele ficou obcecado em criar algum tipo de negócio que pudesse ajudar atletas a conciliarem esporte e educação. Assim nasceu a Esporte Educa, em 2020, meados da pandemia, com o propósito sócio-econômico de criar uma nova geração de esportistas e atletas que estudam.
A plataforma de bolsas de estudo usa a capacidade ociosa das instituições de ensino privadas e faz a conexão com atletas que desejam estudar em todos os tipos de ensino: superior, básico, idiomas e cursos livres. Mais de 6.300 mil atletas já foram avaliados, 700 deles foram conectados com alguma oportunidade educacional e mais de 100 conquistaram algum tipo de diploma, após uma economia média de cerca de R$10 mil feita durante todo o período de curso.
Além das bolsas de estudo, Ivan e sua equipe perceberam que era necessário oferecer suporte aos atletas em outras vertentes, como “soft skills”. Foi, então, que desenvolveram uma plataforma educacional com metodologia própria baseada nos arquétipos de Carl Jung, combinando design instrucional e Edutretenimento, a Esporte Educa Prime.
Com interface semelhante à Netflix para facilitar o acesso, oferece cursos com dupla aplicabilidade em diversas áreas da vida e prepara os atletas para vencerem no esporte e no mercado formal. A plataforma utiliza tecnologias de inteligência artificial para a tutoria de alunos, possui um sistema de ranking e gamificação para premiar os melhores estudantes, e está disponível como aplicativo para iOS e Android.
Sobre Ivan Ballester
Ivan Ballester é CEO & Fundador da Esporte Educa e também embaixador do Arena Hub. É pós-graduado em Gestão Estratégica pelo Mackenzie e pós-graduado em New Branding Innovation pela Rio Branco. Com experiência no segmento educacional liderou o setor de esportes, bolsas de estudo e captação de alunos em uma instituição de ensino superior e na indústria do esporte trabalhou na líder global em pesquisa de marketing esportivo e retorno de exposição das marcas em mídia, o IBOPE Repucom.