NBA: Doncic pode quebrar tabu de calouro do ano

FOTO: AP Photo | Steven Senne (Torcedores.com)

Grande estrela do Dallas Mavericks, que disputa a final da NBA contra o Boston Celtics, Luka Doncic pode quebrar um tabu de oito anos se conseguir virar a série que está 2 a 0 para o time de Tatum, Brown e cia. Eleito calouro do ano em 2019, ele pode ser o primeiro premiado em oito anos a ser tornar campeão pelo time que o draftou.

O último ‘Rookie of the Year’ a atingir o feito foi Kyrie Irving, justamente o companheiro do esloveno para tentar chegar ao estimado troféu Larry O’Brien. Escolhido pelo Cleveland Cavaliers e premiado em 2012, ele conquistou a liga pela franquia ao lado de LeBron James em 2016.

Dos 75 calouros do ano premiados, 40 não tiveram nenhuma conquista expressiva, revela o levantamento do Torcedores.com. Foram levados em conta os jogadores que venceram o título da NBA, MVP da temporada, MVP das finais ou do All-Star.

A realidade é que grande parte dos jogadores que se tornam o calouro do ano não conseguem manter o desempenho e se tornarem de fato grandes estrelas. Vencedor em 2024, Victor Wembanyama será capaz de manter o ritmo e alcançar títulos individuais e coletivos?

Nos últimos 20 anos, apenas sete jogadores tiveram conquistas expressivas

Desde Andrew Wiggins, um ‘Rookie of Year’ não vence o título de campeão da NBA. Draftado pelo Minnesota Timberwolves, ele conseguiu o feito pelo Golden State Warriors em 2022.

Outros premiados nos últimos dez anos foram Damian Lillard, que venceu o All-Star MVP na atual temporada e Irving, já mencionado como vencedor do título e também ganhador do All-Star MVP em 2014.

53% dos calouros do ano não venceram títulos

Mais da metade dos eleitos não alcançou conquista relevante na carreira. Dos 75 premiados, 40 não venceram a liga ou ganharam o título de MVP da temporada, finais ou prêmio de melhor do All-Star.

Na década de 80, sete jogadores eleitos passaram em branco. A década em que mais rookies confirmaram as expectativas foi a de 60, quando somente dois não foram premiados.

No século, somente Durant e LeBron acumularam mais de cinco feitos

Desde 2000, Kevin Durant e LeBron James foram os únicos a vencerem mais de cinco conquistas individuais ou coletivas. Calouro do ano em 2005, James já faturou a liga quatro vezes, mesmo número em que conquistou o prêmio de MVP das finais e de MVP da temporada. Ele ainda foi eleito o MVP do All-Star três vezes.

Já Durant foi o Rookie of the Year 2009 e desde então conquistou dois campeonatos, foi duas vezes eleito o melhor jogador das finais e do All-Star, somado ao título de mais valioso da temporada em 2013/14.

Notáveis sem conquistas

Muitos jogadores tiveram boas carreiras, com destaque individual, mas não conseguiram uma conquista de peso. Selecionado três vezes para o All-Star, Amar’e Stoudemire não foi campeão nem MVP. Famoso por suas enterradas e escolhido para o All-Star oito vezes, Vince Carter seguiu o mesmo caminho.

O jamaicano Patrick Ewing, jogador icônico do New York Knicks nos anos 80 e 90 que teve a sua camisa aposentada pela franquia e foi eleito nada menos que 11 vezes para o Jogo das Estrelas, também não conseguiu nenhuma das quatro principais conquistas. Outro a ter camisa aposentada por um time, Walt Davis teve a sua 6 retirada pelo Phoenix Suns e foi escolhido para o All-Star seis vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *