Em maio de 2024, o Ministério do Esporte e o Instituto Península lançaram o curso Futsal na Escola, marcando um golaço dentro e fora das quadras.
Em um mês, 2.156 professores já se inscreveram, e destes, 47% são mulheres, o que mostra a importância do debate sobre a participação feminina no esporte e o crescimento de diversas modalidades esportivas.
As inscrições para o curso Futsal na Escola continuam abertas pelo link: https://impulsiona.org.br/curso-futsal/
O diferencial do curso é a utilização do futsal como ferramenta para promover a educação antirracista, a equidade de gênero, a inclusão de pessoas com deficiência e o combate à violência.
“O alto número de inscrições em um intervalo curto de tempo mostra que os professores acreditam no potencial de impacto social do esporte. O futsal, tão disputado pelos nossos alunos, pode ser um ótimo aliado na construção de valores positivos entre crianças e adolescentes”, afirma o ministro do Esporte, André Fufuca.
Dividido em quatro módulos, com carga horária de 20 horas, o curso Futsal na Escola é autoinstrucional, ou seja, os professores podem acessar o conteúdo logo após realizarem o cadastro. O prazo para conclusão é de 30 dias. Mais de 580 professores já foram certificados.
“Os professores terão acesso a um conteúdo feito por quem entende a realidade da escola. Cris Souza, por exemplo, é professora de educação física, e foi eleita a melhor treinadora de futsal do mundo em 2020. Ela lidera as videoaulas com sugestões incríveis de atividades”, explica Daniela Kimi, diretora de Esportes e Pesquisa do Instituto Península.