O que a internet, um ex-jogador de futebol milionário e influenciadores digitais têm em comum? Além de ficar mais endinheirados, eles são protagonistas de uma nova febre no esporte: a Kings League.
Trata-se de uma competição de Fut 7 (futebol society) em que as partidas são disputadas em dois tempos de 20 minutos. Em caso de empate, disputa por “shootouts”.
A brincadeira criada pelo ex-jogador do Barcelona e seleção espanhola Gerard Piqué e pelo streamer espanhol Ibai Llanos, que já é a mais nova sensação das redes sociais, já arrecadou 65 milhões de doláres.
Muito mais vantajoso do que investir numa equipe do segundo ou terceiro escalão do futebol europeu.
De acordo com reportagem do THE CHAMPS, só nas primeiras duas rodadas do torneio, mais de 800 mil aparelhos simultâneos estiveram ligados na Twitch e Youtube. Aí tá um segredinho do sucesso: a audiência.
Em janeiro de 2023, a Kings League acumulou 238 milhões de visualizações no TikTok e na Twitch, mais do que qualquer outra liga tradicional de futebol europeia combinada. E isso já incomoda algumas ligas de futebol.
O segredo do sucesso, segundo o THE CHAMPS:
“Em vez de criar uma entidade única, o ex da Shakira escolheu estrategicamente a figura dos streamers para fazer parcerias com o projeto.
Por que isso importa? Os milhões de seguidores de cada streamer fazem com que a Kings League alavanque a sua audiência de maneira exorbitante, alcançando mais de 13 milhões de seguidores nas plataformas digitais.
Além disso, esse modelo permite que qualquer pessoa do mundo assista ao campeonato de maneira gratuita, sem a necessidade de assinatura por TV a cabo, serviço de streaming ou pacotes pay-per-view”.
Essa febre já quebrou fronteiras e chegou nas Américas, contando, inclusive, com a participação de brasileiros. A equipe do streamer Gaules, ex-jogador profissional de Counter-Strike, está na fase final da Copa do Mundo de Kings League, que está acontecendo no México.
Só para se ter uma ideia da febre que é esse campeonato, de acordo com o THE CHAMPS, até esta sexta-feira (7), a transmissão do jogo no canal do Gaules no Youtube já conta com mais de 600 mil visualizações.