A carioca Lídia Cruz bateu o recorde das Américas dos 50m livre para a classe S4 (comprometimento físico-motor) na manhã desta sexta-feira, 17, segundo dia da Primeira Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de natação, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A nadadora completou a prova em 38s94, superando o melhor tempo continental anterior que já era dela, conquistado há apenas 15 dias, durante o Open Internacional da modalidade, também no CT.
A competição é organizada pelo CPB e vai até sábado, 18. Ela conta com 274 atletas representando clubes de 16 estados e do DF (AM, BA, CE, ES, GO, MS, MG, PA, PR, RJ, RS, RO, RR, SC, SP e SE). As finais do evento, às 17h dos três dias, terão transmissão ao vivo pelo canal de YouTube.
Esta é a segunda e última Seletiva da modalidade para os Jogos Paralímpicos de Paris. A primeira foi o Open Internacional de natação, também no CT Paralímpico, de 2 a 4 de maio. À ocasião, 27 nadadores, 15 homens e 12 mulheres, conseguiram tempos melhores do que as marcas exigidas pelo CPB. Além deles, o paulista Gabriel Melone bateu o índice estabelecido pelo Comitê na quinta-feira, 16, primeiro dia de Circuito.
O Brasil tem 37 vagas na natação para Paris 2024, sendo 21 masculinas e 16 femininas. A definição dos representantes brasileiros terá como base os critérios de entrada estipulados pelo CPB, listados neste documento. Os nadadores que irão representar o país na França serão anunciados somente em convocação oficial, que deve acontecer entre junho e julho.