A Confederação Sul-Americana de Futebol dará um passo importante em direção à sua meta de gerar mais oportunidades para o desenvolvimento individual com a criação do Complexo CONMEBOL SUMA, um centro comunitário destinado a promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes de setores vulneráveis, um sonho que continuará a tomar forma com o início das construções.
A inauguração do projeto visionário será realizada no dia 10 de abril, às 16 horas, no Centro de Convenções da CONMEBOL, localizado na cidade de Luque, no Paraguai, no âmbito do 78º Congresso Ordinário da Confederação Sul-Americana de Futebol, programado para 11 de abril.
O Complexo CONMEBOL SUMA será um centro projetado para ter um impacto social na comunidade de Luque, a cidade-sede da CONMEBOL. Isso é feito por meio de apoio escolar, psicológico e médico, além de esportes para crianças e adolescentes.
Será um centro comunitário com salas e espaços multiuso, programas de desenvolvimento de saúde física e mental, além de práticas esportivas, e poderá sediar torneios internacionais de futsal.
Ele abrigará o projeto educacional Futebol 360°, que visa melhorar o desempenho acadêmico de crianças e adolescentes, tendo como ponto de partida o esporte, a diversão e o jogo.
O programa Futebol 360° tem como objetivo educar, socializar, promover valores e preparar as pessoas para a vida por meio do futebol. Entre as experiências lúdicas de aprendizagem, oferecerá o estudo de matemática, ciências, geografia e o desenvolvimento da compreensão de leitura, relacionando o corpo com a emoção e a cognição, a fim de obter um melhor desempenho acadêmico.
No centro comunitário, haverá apoio técnico multidisciplinar: psicologia do desenvolvimento, didática, neurociências e, por outro lado, os princípios fundamentais do futebol de base ou juvenil, juntamente com a abordagem pedagógica desenvolvida pela CONMEBOL.
Este projeto é possível graças à boa governança da Confederação desde sua gestão em 2016, que conseguiu a recuperação de fundos junto ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos e sua implementação por meio do World Football Remission Fund.
A CONMEBOL destinou mais de USD 150 milhões, valor 100% dedicado a devolver ao futebol o que é do futebol. Parte desses fundos será usada para criar o Complexo CONMEBOL SUMA.
Desde 2016, a CONMEBOL assumiu uma nova posição como órgão dirigente do futebol e, com isso, o desafio de gerar mais oportunidades, mais desenvolvimento e soluções mais transformadoras e colaborativas, daí a CONMEBOL SUMA ter nascido em 2022, como um programa de responsabilidade social.
Dessa forma, a CONMEBOL busca mudar a vida das pessoas por meio do poder transformador do futebol a partir de três abordagens estratégicas: educação, desenvolvimento sustentado de seus talentos e saúde.
A CONMEBOL busca fazer a diferença, deixando uma marca em cada sul-americano, ajudando-os a atingir seu pleno potencial, promovendo mais educação e desenvolvimento individual. A CONMEBOL SUMA nos convida a Acreditar Sempre, com a convicção de que o futebol é um fator de melhoria das sociedades e atua como um destacado disseminador de valores positivos que chega a todos e todas.