Circuito Loterias Caixa reúne 6 campeões paralímpicos

FOTO: Alan Rones | Exemplus | CPB

A Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo paralímpico 2024 reunirá 359 competidores neste final de semana, sábado, 16, e domingo, 17, na pista e no campo do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O evento terá transmissão, ao vivo, no Facebook e YouTube do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Dentre os inscritos, seis foram campeões paralímpicos nos Jogos de Tóquio 2020: o paraibano Petrúcio Ferreira, ouro nos 100m da classe T47 (deficiência nos membros superiores); os paulistas Beth Gomes e Alessandro Silva, vencedores no lançamento de disco das classes F52 (cadeirantes) e F11 (deficiência visual), respectivamente; o carioca Wallace dos Santos, campeão no arremesso de peso da F55; o mineiro Claudiney Batista, ouro no lançamento de disco da F56 (as duas últimas classes são para atletas que competem em cadeiras); e a sul-mato-grossense Silvânia Costa, ouro no salto em distância da T11 (deficiência visual).

Além deles, a competição contará com outros medalhistas de ouro em Jogos Paralímpicos, como Alan Fonteles, campeão nos 200m da classe T44 (deficiência nos membros inferiores) nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, e Daniel Martins, que subiu ao lugar mais alto do pódio nos 400m da classe T20 (deficiência intelectual) nos Jogos do Rio 2016.

Para Beth Gomes, que atualmente compete na classe F53, o Circuito servirá para ajustar as suas marcas, com foco nas principais competições internacionais da temporada: Mundial de Kobe, Japão, marcado de 17 a 25 de maio, e os Jogos Paralímpicos de Paris, França, que ocorrerão entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro.

Circuito Loterias Caixa

O evento também representará a última chance para os competidores atingirem índices ao Mundial de atletismo paralímpico de Kobe 2024. Tanto Beth como Petrúcio já têm marcas para disputar o torneio. Por outro lado, nas duas primeiras etapas do Desafio CPB/CBAt desta temporada, realizadas nos dias 25 de fevereiro e 3 de março, nenhum atleta registrou índices para a competição na Ásia. Os critérios de entrada para o Mundial de Kobe estão descritos neste link.

O Circuito é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. É um dos mais importantes eventos paralímpicos nacionais de atletismo, natação e halterofilismo. Tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas no país, além de melhorar o nível técnico das modalidades. A competição, historicamente, reúne atletas consagrados e jovens promessas do paradesporto brasileiro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *