Mulheres são maioria na Maratona do Rio

FOTO: Divulgação

As mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço nas mais diversas atividades sociais. Um exemplo dessa forte presença é a participação feminina na Maratona do Rio, que será realizada entre os dias 29 de maio e 2 de junho. Segundo dados da própria organização, o maior festival de corridas da América Latina já tem maioria feminina em três das cinco distâncias oferecidas ao público.

Na prova de 5km, as mulheres representam 58,23% dos inscritos; nos 10km, ainda mais: 62,19%; e nos 21km, 52,56%. No total, as mulheres já são 48% dos corredores inscritos na Maratona do Rio, que neste ano tem o tema “O Brasil corre pro Rio”, celebrando a vinda de corredores de todos os cantos do país para uma jornada emocionante e desafiadora pelas ruas cariocas.

Atualmente, é algo comum ver mulheres corredoras. No entanto, há 40 anos, quando não existia tecnologia para a realização de treinos, redes sociais ou sequer os inúmeros grupos de corrida, o esporte era majoritariamente masculino. Uma das referências femininas que quebrou esse padrão foi Vanessa Protásio, uma jovem psicóloga que, à época, se apaixonou pela corrida quando o esporte ainda engatinhava.

Em seus mais de 40 anos correndo, Vanessa tem em seu currículo 32 participações em maratonas, o 1° lugar feminino na Meia Maratona da Ponte em 1981 e o 1° lugar feminino na Maratona do Rio em 1982, além de incontáveis provas chegando nas primeiras colocações. Além disso, foi a brasileira mais rápida em sua primeira participação na Maratona de Nova Iorque.

“Quando comecei a correr, a presença feminina não era grande. Mas, com a popularização do esporte, ela foi tendo um crescimento e agora possui uma grande participação das mulheres. Isso se deu porque começamos a enxergar que era possível fazer coisas que antes nos disseram que era impossível. Houve a quebra daquele padrão de mulheres realizarem tarefas pré-determinadas e começa o movimento de sair pra rua, correr com amigos e ter o momento e espaço único dela”, afirma Vanessa, que hoje é formada em coaching e trabalha especificamente em ajudar as pessoas a extraírem o melhor desempenho possível, além de ser uma das integrantes do time de especialistas da Maratona do Rio.

Como conselho, a corredora mineira diz que é importante sair da zona de conforto e romper com o que você considera difícil. “É preciso ter coragem para viver seus momentos. Calça um tênis, vai pra rua e dá o primeiro passo. Experimentar coisas novas, perceber o prazer em quebrar barreiras e criar o compromisso consigo mesma são incentivos para entrar no mundo da corrida e de instituir um novo espaço na sua vida, voltado para a conexão com seu corpo, suas emoções e suas conquistas”.

Neste ano, a expectativa é de que 50 mil atletas vivam a emoção de participar da Maratona do Rio, sendo 81% de fora do Rio de Janeiro. Considerando o público total, a organização da prova acredita que mais de 120 mil pessoas estarão presentes durante os dias das provas. Assim como na última edição, a retirada dos kits será na Casa Maratona, localizada no Pavilhão da Marina da Glória, no Aterro do Flamengo (RJ), entre os dias 29 de maio e 1 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *