Canoagem: Terapia natural para o corpo e mente

FOTO: Tau Andrade

A prática regular de atividades físicas não apenas melhora o condicionamento, mas também estimula a produção de hormônios que aumentam a disposição mental e corporal, gerando uma sensação de alegria por meio do cortisol.

Oferecendo uma abordagem diferenciada em relação aos exercícios convencionais, a canoa havaiana é um esporte que traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente, promovendo resistência muscular, flexibilidade, melhorando a postura e reduzindo o estresse.

Embora seja um esporte praticado sentado, a canoagem exige um trabalho completo do corpo, engajando tanto os membros inferiores quanto os superiores, resultando em um excelente condicionamento cardiovascular, auxilia na perda de peso e contribui para uma melhor qualidade de vida.

Além disso, o exercício pode ser praticado por pessoas de todas as idades, proporcionando uma conexão com a natureza e promovendo uma vida mais saudável e equilibrada.

Segundo uma pesquisa publicada na revista Circulation, o risco de morte em pessoas que praticam exercícios físicos de duas a quatro vezes por semana é 21% menor do que em indivíduos sedentários.

“Diferentemente do que muitos pensam, a canoa havaiana trabalha grupos musculares completos com o peso do próprio corpo, como costas, braços, ombros, coxas e glúteos, auxiliando na postura, respiração e fortalecimento do core, sem ser uma atividade de alto impacto”, explica Lorena Lago, fundadora do clube de canoa havaiana Kaiaulu Va’a.

Além dos benefícios físicos, remar também proporciona melhorias mentais, aliviando a ansiedade e o estresse, gerando sensações de bem-estar, disposição, alegria e saciedade.

“O exercício em si já traz benefícios mentais, e quando combinado com o contato com a natureza, a sensação de relaxamento e alegria aumenta ainda mais devido ao cortisol e à endorfina”, destaca Lorena.

A fundadora da Kaiaulu Va’a acrescenta que a atividade física pode ser praticada por qualquer pessoa e é uma excelente forma de trabalho em equipe.

“Remar não é apenas para atletas; a canoa havaiana pode ser praticada por pessoas de todas as idades e condições físicas. Na Kaiaulu Va’a, temos grupos de crianças, jovens, adultos, deficientes visuais e motores. Todos têm a oportunidade de se exercitar e desfrutar de uma melhor qualidade de vida”, conclui

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *