A mesatenista catarinense Bruna Alexandre e o nadador mineiro Gabriel Araújo foram eleitos os melhores atletas paralímpicos de 2023.
O anúncio foi feito durante a 12ª edição do Prêmio Paralímpicos, apresentada por Loterias Caixa e realizada no Tokio Marine Hall, na noite desta quinta-feira, 14, em São Paulo.
O evento teve transmissão do SporTV2, com a apresentação dos jornalistas Karine Alves e Felipe Andreoli.
Bruna Alexandre, 28, tornou-se a primeira atleta paralímpica a competir nos Jogos Pan-Americanos. No Chile, a mesatenista obteve uma medalha de bronze na disputa por equipes ao lado de atletas convencionais.
A catarinense, que foi submetida à amputação do braço direito após uma trombose contraída aos seis meses de vida, ainda obteve medalhas de ouro nos Abertos Paralímpicos da Tailândia, Eslovênia, Brasil, Itália, Espanha e França neste ano.
Já Gabriel Araújo, 21, voltou dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago com cinco medalhas de ouro (50m livre, 50m costas, 100m livre, 100m costas, e 200m livre).
Além disso, o nadador obteve mais três medalhas de ouro no Mundial de natação, em Manchester, na Inglaterra (50m costas, 100m costas e nos 200m livre). O atleta tem focomelia, doença congênita que impede a formação de braços e pernas.
Mais informações no Site da CPB.