De 15 a 18 de novembro, o Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza (CE), será palco da Copa das Federações de Beach Tennis. O torneio reúne cerca de 1.400 atletas que disputam a competição por equipes, na busca pelo título de campeão geral.
Organizada pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) junto com a Federação Cearense, esta será a primeira vez que a competição acontece na região Nordeste, mas a novidade não fica apenas por conta do local. De forma inédita, todos os estados estarão representados no evento. O feito é possível graças à recente filiação da Federação Roraimense de Tênis junto à CBT.
A Copa possui oito modalidades: Profissional; Amador A; Amador B; Amador C; Sub-14; Sub-18; +40 e +50. Com até uma equipe por categoria, os estados se enfrentam no formato eliminatório, com partidas pelas duplas femininas, masculinas e mistas. Vence o duelo quem conquistar duas vitórias.
O título de campeão geral é conquistado pela federação que apresentar melhor desempenho em todas as categorias, somando mais pontos. Até hoje, a Federação Gaúcha é a maior vencedora do evento, com três títulos (2016, 2018 e 2019), a Federação Paulista vem em seguida com dois (2017 e 2021) e o Paraná tem um (2022). No ano da estreia da competição não teve campeão geral e, em 2020, não houve disputa por conta da pandemia.