A festa do campeão no gramado do Morumbi neste domingo (24) encerrou a histórica edição da Copa Betano do Brasil 2023. A competição mais democrática do país estabeleceu novos recordes de premiação, de público e audiência.
Com a conquista, o São Paulo faturou R$ 92 milhões ao longo da trajetória até o título. Só pelas duas partidas da final, o Tricolor recebeu R$ 70 milhões, enquanto o Flamengo, que terminou em segundo lugar, garantiu R$ 30 milhões.
Com o empate em 1 a 1, o título da Copa Betano do Brasil ficou com o São Paulo. Palco da partida, o Morumbi ficou lotado ao receber 63.077 torcedores. Na primeira partida, o Tricolor Paulista havia vencido o Flamengo, por 1 a 0, no Maracanã.
“A Copa do Brasil é uma grande festa do futebol brasileiro. A competição é disputada em todos os 27 estados do país e a cada ano cresce mais. Em 2023, conseguimos tornar a Copa do Brasil ainda mais atraente. Valorizamos os protagonistas, clubes e federações e torcedores”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Todos os 92 clubes receberam cotas reajustadas neste ano. No total, a CBF distribuiu aproximadamente R$ 500 milhões de premiação.
Torcida na arquibancada
A Copa Betano do Brasil 2023 foi um sucesso de público e aumenta o seu prestígio com o torcedor a cada ano. Nesta edição, a competição ultrapassou a marca de dois milhões de torcedores presentes. Com o público de 63.077 pessoas no Morumbi, 2.085.727 apaixonados por futebol assistiram aos jogos do campeonato
O resultado deste ano representa um crescimento de cerca de 17% em relação à edição de 2022, que recebeu 1.779.977 pessoas em todas as partidas.
Audiência na TV
Antes da finalíssima em São Paulo, a primeira partida da decisão rendeu à Globo recorde de audiência e de participação com transmissões de futebol em 2023 na capital paulista. A partida marcou 26 pontos de média, com 51% de share (bola rolando entre 16h e 17h58), na Grande São Paulo, segundo números da Kantar Ibope Media.
No comparativo com a média da faixa nos quatro domingos anteriores, o aumento foi de 7 pontos de audiência (ou acréscimo de 37%) e crescimento de 15 pontos de participação sobre o número de TVs ligadas.
Desde a final da Copa do Mundo do Catar no ano passado, quando Argentina e França se enfrentaram no dia 18 de dezembro, um jogo não atingia índices tão altos na praça.
Fonte: CBF