A delegação brasileira fez história na Gymnasiade 2023 – Jogos Mundiais Escolares Sub-15, ao alcançar a primeira posição no quadro geral de medalhas, com 282 conquistas no total.
Foram 88 medalhas de ouro, 91 de prata e 103 de bronze, deixando a China em segundo lugar e Tai Pei Chinesa, em terceiro, respectivamente com 97 e 67 vitórias.
Com mais de 1.400 atletas representando 46 países, o evento reviveu o clima olímpico entre os dias 17 e 26 de agosto, nos mesmos equipamentos dos Jogos de 2016. A Gymnasiade recebeu investimentos de R$ 5 milhões do Governo do Rio, por meio da Lei Pelé.
A delegação brasileira foi a maior da competição, com 402 integrantes e 382 estudantes-atletas. Jovens de todas as regiões do país participaram, representando as 27 unidades federativas.
Além de disputas emocionantes e das conquistas esportivas, a Gymnasiade também foi espaço de troca e de intercâmbio cultural.
Durante os dias de competições, os jovens atletas ainda puderam conhecer pontos turísticos famosos do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a Praia de Copacabana.
A Gymnasiade 2023 contou com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, Sesc Rio, Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ), Prefeitura do Rio e Ministério do Esporte.