O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) deu início às Paralimpíadas Escolares 2023, maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência, nesta quarta-feira (9), em Belém, no Pará, com a abertura de cerimônia da primeira etapa regional do evento na Usina da Paz, em Cabanagem. Será a primeira vez que o projeto do CPB acontecerá na capital paraense.
Em 2023, as Paralimpíadas Escolares vão receber cerca de 1.800 atletas, em idade escolar no total, oriundos de todas as 27 unidades federativas do país, sendo a maior quantidade da história da competição. Os inscritos de 2023 superam os 1.300 participantes da edição do ano passado, quando apenas Piauí não teve representantes.
O projeto terá o mesmo formato do ano passado. Serão três fases regionais em Belém, Brasília e São Paulo, entre os meses de agosto e setembro. Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional.
Em Belém, são 492 atletas inscritos, sendo 336 de atletismo, 57 da bocha e 99 da natação, de 10 estados (Pará, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Amapá). As provas de atletismo acontecerão no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), da Marinha, as de natação serão na Universidade do Estado do Pará (UEPA), enquanto as disputas de bocha vão ocorrer no ginásio da Usina da Paz, em Cabanagem.
Os três primeiros colocados nos regionais de atletismo e natação se classificam automaticamente para a Fase Nacional, em São Paulo, também no Centro de Treinamento Paralímpico, de 27 de novembro a 2 de dezembro. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, conquistam a vaga.
Mais informações: www.cpb.org.br