Dobradinha do Brasil na final do Sul-americano

FOTO: Divulgação

O Brasil dominou a final do absoluto do Campeonato Sul-americano de Xadrez Sub-20, realizado neste domingo (16), em Antofagasta, no Chile. Teve dobradinha brasileira com Nathan Felipe Filgueiras (SC) conquistando o título sul-americano e Mateus Costamilan Tomiello (RS) ficando com o vice-campeonato. A participação da equipe verde e amarela ainda teve Lucas Tomiello terminando a competição em quarto lugar.

O supervisor e técnico da delegação brasileira, André Diamant, comemorou os resultados. “Fizemos uma campanha maravilhosa no masculino, dominamos a competição inteira com Nathan fazendo um jogo consistente o torneio todo e Mateus liderando junto até a penúltima rodada”, analisou Diamant, responsável pelas categorias de base da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).

Nathan encerrou o sul-americano com 8 pontos e a conquista da norma de Grande Mestre, enquanto Mateus, com 7 pontos, ganhou o título de Mestre Fide e a norma de Mestre Internacional. Na categoria feminino, as melhores colocadas foram Isabela Ribeiro Conti de Freitas (MG), em oitavo lugar, e Luiza de Oliveira Félix (DF), em nono, ambas com 5,5 pontos.

A Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) designou dez atletas para a disputa do Campeonato Sul-americano Sub-20. Representaram o Brasil no absoluto os enxadristas Nathan Felipe Filgueiras (SC), Lucas Tomiello (RS), Lucas Fonseca Piccoli (SC), João Gabriel Alves da Fonseca Pinto (PI), Joahaby Batista Brasil (CE) e Mateus Costamilan Tomiello (RS).

Pelo feminino, as atletas foram Luiza de Oliveira Félix (DF), Gabriela Luisa Vicente Feller (SC), Isabela Ribeiro Conti de Freitas (MG) e Marina Lima Miranda (CE). O Sul-americano no Chile foi realizado de 10 a 16 de julho, reunindo enxadristas da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *