Potiguares não abrem mão da sua rotina de exercícios

FOTO: Divulgação

O período de férias somado às temperaturas mais baixas e a um maior volume de chuvas faz com que muitas pessoas tenham dificuldade em manter a rotina de treino e deixem a atividade física um pouco de lado. Por isso, é comum notarmos, nessa época do ano, as academias com um movimento mais tranquilo, quando comparadas ao recesso do início do ano, por exemplo.

Driblar a preguiça para manter o foco e seguir um bom ritmo de treino durante o inverno é uma conquista que, para alguns potiguares, é sinônimo de motivação e superação. Como é o caso da servidora pública, Flávia Ramalho, de 42 anos. Ela conta que costuma treinar todo dia às 6 horas da manhã e que mesmo sendo mais desafiador cumprir esse horário quando o dia amanhece com chuva, o prazer da atividade física é o combustível que torna fácil ir para a academia.

“A sensação de superação, a liberação de endorfinas e a melhora do humor são recompensas que impulsionam a enfrentar qualquer clima. Além disso, o ambiente da academia oferece uma estrutura adequada e motivadora, criando um ambiente propício para alcançar metas e desfrutar dos benefícios físicos e mentais que a prática regular proporciona”, relata.

É também pela manhã que a advogada Claudia Alvarenga, de 42 anos, e a servidora pública Angélica Pinheiro, de 48 anos, costumam viver sua rotina fitness. Com uma boa dose de café e muita disciplina, elas conseguem levantar da cama ainda antes da luz aparecer na janela.

“É importante a gente pensar, nesses momentos, de como o dia se torna melhor após a atividade física. O pensamento e a vontade de dormir mais um pouco sempre surgem, mas eu procuro lembrar de como meu dia fica mais produtivo após o treino e eu nunca me arrependo de ter ido”, conta Claudia.

Como treinar melhor no inverno

Além de disciplina e adaptação para vencer a preguiça, o instrutor físico da BodyTech Tirol, Matheus Ferreira, ressalta também a importância do aquecimento para evitar lesões nesses dias mais frios.

“Nas temperaturas mais baixas, nosso corpo tende a ficar mais rígido, então é importante fazer um bom aquecimento antes de começar a treinar, não só nesse período do inverno, mas especialmente nele, porque é importante pra gente destravar as articulações e preparar o nosso corpo para o exercício”.

Ele deixa também outras dicas para quem está com dificuldade de superar o sofá ou a cama para ir até a academia:

Escolher um horário diferente do habitual. Por exemplo, ao invés de treinar de manhã, optar ir pela tarde ou início da noite, que geralmente o clima estará mais quente.

Dê preferência às suas atividades físicas favoritas, para que isso te motive a sair de casa.

Deixe seu dia favorável para treinar com calma e sem compromissos antes ou depois da academia. Assim evita pular o dia de treino caso algo aconteça antes dele acontecer, porque nesse período de frio, é mais fácil nos rendermos a autossabotagem e faltarmos.

Tenha um parceiro de treino, isso pode ser uma motivação a mais para ir até a academia, porque para além do treino, a atividade se torna também um momento de lazer.

Coloque metas reais e possíveis. Quando temos metas específicas e claras vamos pensar nela antes de escolhermos ficarmos em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *