Antônia, potiguar convocada para a seleção brasileira que vai disputar a Copa do Mundo FIFA Feminina este ano, já fez história nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte.
Competição organizada pela Subsecretaria do Esporte e Lazer do Governo do Estado, os JERNS foram o primeiro palco da lateral direita do Levante, da Espanha.
A informação é do professor Jandeilmo Cleidson, mais conhecido como Cleidão, que foi o seu primeiro treinador.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do RN, enquanto o mundo conhece a revelação potiguar por Antônia, seu primeiro professor ainda a trata por Ronicleide, nome pelo qual era conhecida nas disputas dos campinhos de terra da sua cidade natal, Riacho de Santana.
Cleidão explica que quando ela foi transferida para Escola Estadual Professora Maria Angelina Gomes, já trazia títulos conquistados em disputas interclasses, mas lá foi formada uma equipe com potencial para disputar o título estadual nos JERNs.
Tempos de Futsal
Em 2007, a equipe de Antônia, se classificou na primeira etapa do Futsal Feminino Infantil com o expressivo placar de 10 x 0. “Fomos para as finais em Natal invictos”, lembra Cleidão.
A equipe interiorana, formada por menores de quinze anos de idade, se deparou com um ambiente novo e desafiador naquela edição dos JERNs.
O treinador lembra de um fato curioso que representa bem esse desafio: em um jogo contra o Colégio Piaget, que no futuro também teria Antônia em sua equipe, o primeiro impacto foi a torcida.
“Enquanto o adversário lotava todas as arquibancadas, nós tínhamos exatos cinco torcedores: o diretor da escola, sua esposa, o filho e mais duas outras pessoas”, lembra Cleidão.
No tempo regulamentar, a partida terminou empatada em dois gols, com a equipe riacho-santanense desfalcada pela expulsão da goleira.
A pressão bateu forte e o técnico lembra que as meninas do seu time choravam durante o jogo. Na prorrogação, Cleidão orientou o time: “Quem pegar na bola, joga pra Ronicleide, que ela resolve”.
Ela resolveu. Em um escanteio, a hoje atleta da seleção brasileira, conseguiu realizar um feito raro no Futsal: um gol Olímpico.
Vitoriosa por 4 X 2, o feito de Antônia embalou a equipe e a Escola Estadual Professora Maria Angelina Gomes, sagrou-se campeã de Futsal Feminino Infantil, em 2007.
Antônia ergueria a taça de bi-campeã dos JERNs em 2008 e tri-campeã em 2009, dessa vez pela escola Piaget.
Convite do ABC
A conquista da edição 2008 dos JERNs pela equipe riacho-santanense, em uma final na qual Antônia fez dois dos três gols da equipe, levou o ABC a convidar Antônia e mais três atletas da escola Angelina Gomes, para integrar sua equipe de Futsal feminino.
Estava dado o primeiro passo de Antônia para fora de sua terra natal, rumo ao estrelato no esporte.
Atuando hoje nos gramados da Espanha, Antônia defende as cores do Levante. Ela é a segunda atleta potiguar a disputar uma copa do mundo de Futebol Feminino, a primeira foi Suzana, na década de 90.
Para o subsecretário estadual do esporte e lazer, Cezinha Nunes, a trajetória de Antônia é motivo de orgulho para o Rio Grande do Norte e sua passagem pelos JERNs, ressalta a importância desse evento esportivo na formação dos atletas potiguares.
“Temos inúmeros motivos de nos sentir orgulhosos por essa convocação, mas dentre eles é importante ressaltar a história de Antônia nos JERNs, essa competição que é catalizadora do potencial esportivo dos nossos estudantes.”, destacou Cezinha.
FONTE: Assecom RN