“Eu sou o campeão do Campeonato de Tiro das Américas de 2022 e vou conseguir a minha vaga”. A frase tinha sido escrita por Philipe Chateaubrian ainda em fevereiro daquele ano.
Nove meses depois, aconteceu: ele se tornou o primeiro atleta a obter uma vaga individual para o Brasil em Paris 2024, na pistola de ar 10m, ao vencer a competição em Lima, no Peru.
“Foi algo muito representativo na minha carreira e a realização de um sonho”, comentou com exclusividade ao Olympics.com o atirador, que terminou em sexto lugar no Pan de Lima, em 2019, que garantia duas vagas a Tóquio 2020, e foi terceiro no mesmo Campeonato de Tiro das Américas de 2018, com uma presença nos Jogos em disputa.
Na final do evento na capital peruana, ele superou o americano Nick Mowrer, que esteve presente em Londres 2012 e Tóquio 2020.
O regulamento da Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF, na sigla em inglês) é bem claro em relação às classificações: a vaga é para o país, não para o atleta – entretanto, com apoio da confederação e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Philipe vem intensificando sua preparação nesta temporada para chegar na melhor forma à capital francesa.
Saiba mais sobre Philipe Chateaubrian no olympics.com