Juvenis brasileiros participam da Gira Europeia

Victor Winheski, atleta Juvenil do tênis brasileiro (FOTO: Marcello Zambrana)

Quatro tenistas brasileiros estão de malas prontas para uma série de competições pela Europa. Luis Augusto Miguel, Nauhany Silva, Victor Winheski e Pietra Rivoli participam da Gira Europeia, organizada pela Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT) e que leva os principais atletas sul-americanos das categorias 14 e 16 anos para competir em torneios na França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Itália, entre os meses de junho e julho.

Os tenistas brasileiros se classificaram para a Gira Europeia, depois dos bons resultados obtidos na Gira COSAT no início do ano.

Nos 14 anos, o goiano Miguel foi campeão do Banana Bowl e semifinalista na Brasil Juniors Cup e no Paraguai; e a paulista Nauhany conquistou títulos no Paraguai e no Banana Bowl.

Já nos 16 anos, a gaúcha Pietra faturou os títulos dos torneios da Argentina, Paraguai, Brasil Juniors Cup e Banana Bowl, enquanto o mineiro Winheski foi vencedor na Argentina, Bolívia e Paraguai e semifinalista na Brasil Juniors Cup, Colômbia e Chile.

“A Gira Europeia de 14 e 16 anos é uma incrível oportunidade para os tenistas brasileiros participarem de competições na Europa de maior nível. É uma excelente ferramenta de desenvolvimento para esses jovens, no caso dos 14 anos que estão começando a caminhada internacional e nos 16 anos que terão mais bagagem internacional. A Europa é o principal polo de tênis do mundo e eles conseguem se medir, ter a experiência de jogar com jogadores de outros países, outro continente, onde encontram melhor nível de tênis no mundo”, ressaltou Ivan Machado, gerente esportivo e executivo da CBT.

Ao todo, serão 20 jogadores da América do Sul, divididos em dois períodos diferentes. De 12 de junho a 8 de julho, os atletas da categoria de 16 anos abrem a Gira Europeia na Itália, no Torneo dell’ Avvenire (12 a 18 de junho), em Milão, e no U16 de Crema (19 a 25 de junho).

Depois, os juvenis jogam o J30 de Hilversum (27 de junho a 1 de julho), na Holanda, e o J60 de Limellette (3 a 8 de julho), na Bélgica.

Para Pietra, a iniciativa desenvolve os tenistas antes, durante e depois dos torneios. “É muito bacana poder participar dessa Gira com os principais tenistas da minha categoria. O nosso crescimento em quadra, inclusive, começa antes dessa série de viagens, porque nós suamos muito para garantir a classificação e poder participar, além de guardarmos muito conhecimento após as competições”, disse.

Em seguida, será a vez dos tenistas dos 14 anos, que passarão por um período de treinamentos em Paris (França), de 7 a 9 de julho, para depois disputarem três torneios: Open Stade Francais (10 a 16 de julho), em Paris; Tournoi Loire Valle (17 a 23 de julho), e Blois; e Tennis Europe U14 d’Annecy (24 a 29 de julho), em Annecy.

Na sequência, vão à Alemanha, para o Internationale Deutsche (31 de julho a 6 de agosto), em Dueren, e encerrarão a Gira na Bélgica, no Young Champions Cup (7 a 13 de agosto), em Hasselt.

Miguel está ansioso para a Gira Europeia: “Vejo que a minha participação será uma experiência e tanto pra minha carreira. Espero fazer bons jogos, aprender com cada um deles e, com certeza, tentar trazer títulos pra casa.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *