Guia Brasileirão Série A 2023: o maior do século

FOTO: Lucas Figueiredo | CBF

Vai começar o maior Campeonato Brasileiro de Futebol do século 21. Pelo menos é assim que a crônica esportiva e as torcidas dos clubes estão encarando a competição deste ano, que começa neste sábado (15).

São vários os motivos para definir a Série A 2023 como a maior da história dos pontos corridos.

O primeiro deles é o fato de reunir os 12 “grandes” e tradicionais clubes do país: Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Santos, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Internacional e Grêmio.

Some-se a isso a cada vez maior profissionalização dos clubes fora de campo, com a implantação das Sociedade Anônima do Futebol – SAFs em alguns deles, como Cruzeiro, Botafogo e Vasco, América Mineiro e Bahia.

20 anos dos pontos corridos

A edição deste ano será comemorativa dos 20 anos dos pontos corridos. Se a disputa levasse em conta todos os campeonatos de 2003 até agora, o São Paulo seria o campeão.

O Internacional é o time que está há mais tempo sem ganhar um título brasileiro, com 44 anos de espera. O atual vice-campeão chegou perto no ano passado e em 2020. O Palmeiras é o atual campeão.

Clube dos 13

Todos os times que, no distante ano de 1987, fundaram o Clube dos Treze estarão lutando pelo troféu: Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Inter, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco.

Os outros sete concorrentes são o hoje fortíssimo Athletico Paranaense (atual vice da Libertadores), mais América Mineiro, Coritiba, Cuiabá, Fortaleza, Goiás e Red Bull Bragantino.

Na edição de 2023, 15 desses clubes vitoriosos disputarão juntos o Brasileirão, fato que não ocorre desde 2020. Os únicos times campeões nacionais que não estarão no torneio são Sport e Guarani, ambos na Série B.

O valor total de mercado dos atuais times que jogarão a Série A é de quase R$ 7,3 bilhões, com o elenco do Flamengo sendo o mais caro e o do Cuiabá o mais barato.

Ao todo, os clubes da Série A têm, juntos, 134 patrocinadores em seus uniformes de jogo, com destaque para o Santos, com 11, seguido por Corinthians e Atlético/MG, com 10.

Parada nas datas FIFA

Pela primeira vez na história, o Brasileirão 2023 será paralisado durante os períodos de Data FIFA, o que era reclamação recorrente dos clubes.

Aumento no limite de estrangeiros

A partir desta edição, os clubes poderão inscrever até sete jogadores de fora do país. Até o ano passado, o limite era de cinco atletas estrangeiros por clube.

Mudanças no VAR

A tecnologia contará com uma atualização do sistema das linhas de impedimento. Na prática, o procedimento garante maior margem de segurança no processo de revisão. É o conceito de “mesma linha”.

Onde assistir aos jogos do Brasileirão 2023?

A Globo detém os direitos para TV Aberta, SporTV para fechada, Premiere para pay-per-view e streaming. Os jogos do Athletico Paranaense em casa serão exibidos pelo canal oficial do Furacão e pela Cazé TV (YouTube).

Confira onde assistir a 1ª rodada na TV:

SÁBADO (14 de abril)

16h00 Palmeiras x Cuiabá
Premiere

16h00 América/MG x Fluminense
Premiere

18h30 Botafogo x São Paulo
Premiere

18h30 Bragantino x Bahia
Premiere

18h30 Atlhetico/PR x Goiás
CazéTV e Rede Furacão

18h30 Fortaleza x Internacional
Premiere

21h00 Atlético/MG x Vasco
Sportv e Premiere

DOMINGO (15 de abril)

16h00 Flamengo x Coritiba
Globo e Premiere

16h00 Corinthians x Cruzeiro
Globo e Premiere

18h30 Grêmio x Santos
Sportv e Premiere

 

Tabela e Mais Informações:

CBF

GE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *