SAFs invadem o Brasil; América/RN entra na fila

FOTO: Canindé Pereira

Quase dois anos depois da instituição da lei de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no Brasil, já são 25 clubes com este modelo especial de constituição de empresas voltada exclusivamente para o futebol.

As SAFs de Cruzeiro, Vasco e Botafogo são as mais tradicionais e que tiveram maior repercussão na mídia. Nesta terça-feira (4), o América de Natal foi mais um a querer entrar na seleta lista. Se o acordo com a HIPE Capital S.A for adiante, o Alvirubro será a 25ª SAF do país.

O investimento inicial seria de R$ 174 milhões para o futebol, que serviria para montar um time mais forte, investir no Centro de Treinamento, nas categorias de base e finalizar a construção da Arena América, que teria capacidade para 5 mil torcedores. A Arena das Dunas continuaria como mando de campo principal do clube.

Na próxima semana, o projeto será apresentado ao Conselho Deliberativo do América, que será responsável pela aprovação ao não da próxima SAF do futebol brasileiro. O presidente Souza está bem otimista com a instituição da SAF. Em entrevista à rádio 96FM, ele deixou a entender que espera a aprovação do projeto para iniciar as contratações de reforços para a Série C do Brasileirão.

No Rio Grande do Norte, já há um caso de SAF. O Laguna, primeiro clube vegano do mundo, que disputou a segunda divisão do Campeonato Potiguar no ano passado. Clubes tradicionais como Atlético Mineiro, Fluminense e até o bilionário Flamengo estudam a possibilidade de criar as suas SAFs num futuro próximo.

Confira a lista de clubes que já têm SAF:

Santa Cruz/AC
Gama/DF
Centro Oeste/GO
Boston City/MG
AC Esportes/MG
América/MG
Cruzeiro/MG
Itabirito/MG
Cuiabá/MT
Novo Mixto/MT
CSP/PB
Flamengo Arcoverde/PE
Maringá/PR
Paraná/PR
Coritiba/PR
Krakatua/PR
P8 Futebol/PR
Botafogo/RJ
Miguel Ferreira/RJ
Vasco da Gama/RJ
Laguna/RN
Com Vida/RS
Figueirense/SC
Hercílio Luz/SC
Pinda/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *