Futebol na digitalização dos serviços financeiros

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Clubes de futebol não são bancos, é verdade, mas nos últimos anos buscam nos serviços financeiros um diferencial para trazer mais receitas.

Não falamos de mera exposição na camisa, mas de produtos personalizados, como cartões com as cores e escudos de cada um. Aí a conversa é outra.

O Banco BMG já foi o maior investidor da modalidade no país. De 2010 a 2013, aproximadamente, era comum ver o logotipo da empresa no patrocínio máster de diversas equipes.

Em 2011, por exemplo, foi o ápice, com 31 agremiações, ou 10.3% dos 301 clubes que participaram da primeira divisão dos estaduais.

Atlético-MG, Ceará, Corinthians e Vasco

Em um novo momento dentro do futebol brasileiro, o BMG deixou a quantidade de lado e agora foca em quatro clubes do país: Atlético-MG, Ceará, Corinthians e Vasco.

Além disso, possui uma indissociável relação com o futebol feminino e uma parceria regional com o FC Barcelona.

Desta vez, a exposição deixou de ser protagonista e a estratégia foca em mais ativações.

“Hoje temos uma preocupação de construir ativações num volume e frequência muito grandes, principalmente nos clubes que tem uma torcida maior, como o Corinthians”, revelou Cauê Ribeiro, Superintendente de Marketing e Negócios Esportivos no Banco BMG, ao Lideranças, podcast do MKTEsportivo.

“Buscamos uma forma de mostrar o nosso produto junto com a equipe, BMG e o patrocinado, que é um produto de ambos. Ou seja, que estamos construindo um negócio, de fato”, completou.

Modelo diferenciado de patrocínio

Outro ponto destacado na entrevista, é que o BMG aposta em um modelo de patrocínio diferente do que sempre foi praticado pelo mercado e até mesmo por ele no passado.

Os clubes ganham um fixo com valor abaixo dos seus padrões, mas com uma variável baseada no engajamento dos torcedores e geração de negócio junto ao patrocinador.

No caso, em aberturas de contas nos bancos oficiais dos times, como o Vasco BMG, Corinthians BMG e assim por diante.

“Os clubes ainda têm uma visão das marcas que é resquício de todo o modelo comercial que foi atribuído entre patrocínio e patrocinado, que é meramente uma linha de receita. Porém, não acho que eles [clubes] sejam um canal, uma mídia para gente só conversar com o público”, disse Cauê.

“Vejo sim como um veículo para que possamos entregar melhores produtos e serviços, no nosso caso, financeiro, para esta população”, acrescentou Cauê, que abriu quantos clientes cada banco de clube possui dentro da instituição.

Parceria com o Barcelona BMG

Em 2019, uma surpreendente parceria com o FC Barcelona foi fechada. Entre os objetivos divulgados na época, um posicionamento mais estratégico do Barça no país, aproximar os fãs, e oferecer ao público e clientes da empresa novas experiências relacionadas ao futebol. À exemplo dos clubes brasileiros, também foi criada o FC Barcelona BMG.

“O Barcelona é um modelo diferente, mas considero ele um case dentro da proposta de valor que a gente tem hoje. Os números associados a esse cartão, tanto de clientes ativos, quanto de recorrência de uso, consumo, são muito maiores que o restante das contas”, destacou Cauê.

“É engraçado, porque isso é só a roupa do clube no cartão. Todas essas contas, de Atlético Mineiro, Corinthians, Vasco e Vozão, nada mais é que uma conta e um cartão com as cores e escudo do clube. Os serviços e produtos são todos iguais”, destacou Cauê, também detalhando quantas contas do Barça o BMG possui.

Um ponto surpreendente da entrevista foi quando o profissional abriu a presença de mulheres entre as contas licenciadas.

Pesa o longo histórico de investimento do banco no futebol feminino, não somente em patrocínio, como também no fomento ao jogo, desenvolvimento da base e novas atletas para a categoria.

“Cerca de 40% de todas as contas que eu citei são mulheres. É muita coisa. Tem uma receptividade grande pela marca Bmg incentivar o futebol feminino. É um negócio que tem muita oportunidade e muita gente olhando. Do ponto de vista de incentivo ao esporte brasileiro, que é algo legitimo da organização, é um case que eu quero contar. E hoje estamos incentivando na mídia, nos clubes, na Nossa Arena e no projeto “Em busca de uma estrela“, que eu acho maravilhoso”, finalizou.

Com tantas clientes mulheres em sua base de futebol, o BMG oferecerá em breve um produto exclusivo para o universo feminino, que deve chegar em um período super estratégico para a modalidade, afinal, é ano de Copa do Mundo.

 

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